O autor do projeto é o deputado Apóstolo Luiz Henrique, do partido Republicanos. Foto: ALECE.

Os estabelecimentos de saúde destinados à população adulta deverão instituir um programa de atendimento especializado ao idoso. É o que estabelece projeto de lei que tramita na Assembleia Legislativa, de autoria do deputado Apóstolo Luiz Henrique (Republicanos).

De acordo com o projeto de lei 330/22, fica criado o atendimento especializado ao idoso nos hospitais e unidades de pronto atendimento no Estado, com a disponibilização de equipe multidisciplinar, que será responsável pelo acompanhamento destes pacientes quando internados.

Segundo autor do projeto, os membros das equipes de atendimento especializado do idoso terão formação especialização ou cursos técnicos na área de geriatria e a atuação da equipe será acessória ao atendimento clínico habitual, com foco especialmente em aspectos de risco para a população geriátrica como: mobilidade, cognição, independência, identificação de problemas associados à doença, dentre outros.

A população idosa tem características específicas que a colocam em situação de vulnerabilidade. O avanço da idade pode trazer limitações, que influenciam na capacidade de participação social. O aparecimento ou agravamento de uma doença que leve à internação da pessoa idosa pode ter consequências bastante danosas para o futuro“, aponta Luiz Henrique.

Para ele, a permanência em um ambiente hospitalar, com pouca movimentação e poucos estímulos visuais e sociais, pode desencadear ou agravar problemas que irão dificultar a vida do idoso após a alta hospitalar. O projeto, de acordo com o deputado, objetiva proporcionar aos idosos o acompanhamento por equipes especializadas, e até mesmo a permanência em alas geriátricas dedicadas para este fim.

O projeto não gera aumento significativo de despesas para os setores público e privado, uma vez que determina mais uma reorganização do cuidado, com a equipe especializada podendo ser formada por profissionais que já prestam serviço ao hospital”, assinala Apóstolo Luiz Henrique.

Com informações da ALECE.