Advogados representam 7,22% do total de candidatos a cargos eletivos, Foto: Fábio Pozzebom/Agência Brasil.

Aumentou o número de advogados que vão se candidatar a cargos nas eleições deste ano, em comparação com o pleito de 2018. Dos 28.371 pedidos de registro de candidatura recebidos pelo Tribunal Superior Eleitoral até segunda-feira (15/8), 2.049 foram feitos por advogados. Eles representam 7,22% do total — há quatro anos eram 6,27% (1.823 profissionais da categoria disputaram votos dos eleitores). Trata-se da segunda profissão com mais candidatos, atrás apenas dos empresários, que são 3.623, equivalentes a 12,77% do total.

Esse resultado confirma uma tendência de crescimento que já havia sido observada em 2018, quando a quantidade de advogados na eleição já foi superior a 2014.

Entre os candidatos a presidente, Ciro Gomes (PDT), José Maria Eymael (Democracia Cristã), Roberto Jefferson (PTB), Simone Tebet (MDB) e Soraya Thronicke (União Brasil) são advogados de formação — embora esta declare senadora como sua ocupação.

O último advogado a ser presidente do Brasil foi Michel Temer (MDB), que governou o país de 2016 a 2018. Dos 42 presidentes, 22 eram formados em Direito. Não à toa, foi criado o apelido República dos Bacharéis no início do século 20.

Em São Paulo, são advogados os candidatos a governador Fernando Haddad (PT) e Rodrigo Garcia (PSDB), respectivamente o primeiro e o terceiro colocados na pesquisa do Ipec divulgada nesta segunda, com 29% e 9% das intenções de voto.

No Rio de Janeiro, três dos quatro mais bem colocados na pesquisa são advogados: o governador Cláudio Castro (PL), que lidera numericamente com 21%, mas empata tecnicamente com o deputado federal Marcelo Freixo (PSB), que tem 17%; Rodrigo Neves (PDT); e Wilson Witzel (PMB), que foi juiz federal e governou o estado, mas sofreu impeachment.

Ibaneis Rocha (MDB), ex-presidente da seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, lidera a corrida pela reeleição, com 38% da preferência dos eleitores. O bacharel em Direito Eduardo Leite é favorito para voltar a comandar o Rio Grande do Sul (32% das intenções de voto) e, em Pernambuco, a advogada Marília Arraes está à frente na disputa, com 33% da preferência da população.

Do site Conjur