Cristiane e Evandro Leitão. Será a primeira vez que ela concorrerá a uma disputa eleitoral. Foto: Instagram/Crisitane Sales Leitão.

Os partidos políticos, no Ceará, já começam a pedir os registros de seus candidatos, após a aprovação de seus nomes em convenções partidárias. Com isto, acaba-se com a especulação quanto a quem serão os postulantes a cargos majoritários e proporcionais.

Há poucas semanas, discutia-se a possibilidade do PDT, partido do grupo governista cearense, negar a legenda ao deputado Evandro Leitão, presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, que tentou fragilizar a postulação de Roberto Cláudio como nome pedetista ao Governo do Ceará. Leitão é próximo do ex-governador Camilo Santana (PT) e patrocinou a escolha de Izolda Cela à reeleição. 

Evandro será candidato a deputado estadual e não a federal, como foi comentado no meio político. Caso fosse federal, ele iria receber parte dos votos que iriam para Janaína Farias (PT), ex-assessora de Camilo no Governo, que desistiria da candidatura para ajudar o ex-governador na formação de alianças para Elmano Freitas, candidato petista ao Governo. Antônio José Albuquerque (Progressistas), que tenta reeleição à Câmara Federal, também se beneficiaria com a desistência de Janaína.

Com esta mudança, Janaína deverá se lançar a uma vaga à Câmara Federal. Evandro vai apostar em sua esposa, Cristiane Leitão, do PDT, à deputada federal.