Ministro Raul Araújo, do Superior Tribunal de Justiça, falando no plenário da Assembleia, quando era homenageado Foto: Assessoria da Assembleia/José Leomar

O ministro Raul Araújo será o substituto do ministro Mauro Campbell no Tribunal Superior Eleitoral a partir de 1º de setembro. A indicação foi confirmada nesta quarta-feira (17/8), em comunicado feito pelo presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro Humberto Martins. Raul Araújo, hoje, é o único ministro cearense a integrar o Superior Tribunal de Justiça (STJ)

A composição plena do TSE conta, sempre, com dois ministros do STJ, além de três do Supremo Tribunal Federal e dois advogados.

Um deles é o ministro Benedito Gonçalves, que substituirá Mauro Campbell na função de Corregedor-Geral da Justiça Eleitoral.

Raul Araújo, que atuava como ministro substituto, por sua vez, passará para a composição titular. Para seu lugar, entrará como ministra substituta Maria Isabel Gallotti. O outro ministro do STJ substituto na composição do TSE é Paulo de Tarso Sanseverino.

A troca de ministros para atuar na Justiça Eleitoral ocorre porque eles têm mandato de dois anos, prorrogáveis por mais dois. A ordem, tradicionalmente, respeita o critério da antiguidade entre os membros do STJ.