Relatório foi apresentado na noite desta quarta-feira pelo relator Elmano de Freitas. Foto: Reprodução/YouTube

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que foi criada na Assembleia Legislativa para fiscalizar o eventual envolvimento de associações de militares no financiamento de motins no Ceará chegou ao fim. O colegiado aprovou, na noite dessa quarta-feira (13), o relatório apresentado pelo deputado Elmano de Freitas (PT), onde ele indicia o presidente da Associação dos Profissionais de Segurança (APS), Cleyber Araújo, por tráfico de influência, o vereador de Fortaleza, Sargento Reginauro (UB), e o policial Francisco Davi Barbosa por participação em motins.

A partir de agora, o relatório será encaminhado para a Mesa  Diretora da Casa Legislativa, e também deve ser direcionado para o Ministério Público, que ficará responsável por apresentar a denúncia feita pelo grupo. Caberá ao Poder Judiciário a averiguação e devida condenação ou não dos indiciados.

De todos os membros da CPI, somente Soldado Noélio (UB), aliado de Capitão Wagner, não votou favorável ao relatório apresentado por Elmano de Freitas. O deputado Delegado Cavalcante (PL) também se posicionou contra a decisão do colegiado, chegando a criticar todo o andamento do trabalho do inquérito. O parlamentar defendeu CPIs para discussão de outros temas na Casa Legislativa.

“Falou-se aqui em matar, em atropelar uma pessoa com retroescavadeira. Ao contrário, o senador da República, Cid Gomes, foi vítima de dois tiros no peito esquerdo. E quem atira no peito esquerdo, atira para matar. Quem tentou matar quem? A população brasileira viu essas cenas e atiraram para matar”, lembrou Salmito Filho (PDT), presidente do grupo. Ele respondeu a críticas feitas por Soldado Noélio sobre o andamento da CPI.

“Essa CPI está fazendo a separação do joio do trigo, está fazendo recomendações da construção de um hospital para os militares. Eu lamento o voto contrário, Quando vota contrário, vota contrário a sugestão de criar um hospital para os bombeiros, a criação de um núcleo especial para contribuir com os militares. Vota contra a possibilidade de o comando da Polícia Militar ter um núcleo para visitar e garantir as melhores condições para militares. Por quê? Porque atingiu alguém que recomenda indiciamento. Esse é o debate”, concluiu Salmito.

Recomendações feitas em relatório da CPI:

Indiciamento de Cleyber Araújo por suspeita de tráfico de influência;

Indiciamento de Sargento Reginauro por suspeita de crime de motim;

Indiciamento de Francisco Davi Barbosa por suspeita de crime de motim;

Proibição de que as associações participem de futuras mesas de negociações com o Governo do Estado;

Criação do Hospital Militar, em Fortaleza;

Disponibilização de advogados para prestar auxílio a militares em processos administrativos.