Arthur Lira (ao centro) espera que o Governo, em breve, dê uma resposta à sociedade. Foto: Reprodução.

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (Progressistas/AL), afirmou em entrevista à imprensa, que espera sensibilidade da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e das distribuidoras para que possam reduzir as tarifas de energia. Ele estava acompanhado do deputado Danilo Forte (União/CE).

Lira se reuniu com o ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, na manhã desta quarta-feira (18), e com parlamentares para discutir a situação do reajuste da conta de luz e do Projeto de Decreto Legislativo que busca sustar esses aumentos.

“Tivemos uma reunião bastante produtiva, onde o ministro Sachsida saiu daqui com a incumbência de se reunir com as distribuidoras, com a Aneel e com os parlamentares para discutir uma saída equilibrada para que possa, a partir desse momento, ter um encaminhamento de solução para diminuição desse repasse que, apesar de contratual, pode ser minimizado no momento ainda de grande dificuldade com a retirada da bandeira e com incremento desse aumento por das distribuidoras”, ressaltou Lira.

Esperamos uma resposta bastante curta para a Câmara poder discutir dentro do Plenário a solução desse problema. Espero que venha da sensibilidade da Aneel e das distribuidoras. Esperamos que até o final do dia possamos ter um encaminhamento das discussões que ocorrerão nas comissões permanentes“, disse Lira, acrescentando que diversos deputados participaram da reunião.

Tivemos uma reunião bastante produtiva, o ministro vai se reunir com as distribuidoras e com a Aneel para buscar uma saída equilibrada. Apesar de ser contratual, esse aumento pode ser minimizado“, adiantou o presidente da Câmara.

No início do mês, o Plenário aprovou urgência para votação do Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 94/22, que suspende o reajuste tarifário anual de 2022 no Ceará. Lira já havia dito que os contratos precisam ser obedecidos, mas podem ser discutidos para que esse aumento seja esclarecido.

A proposta, embora seja sobre o aumento das tarifas da Enel, no Ceará, vai ser discutida no Plenário para valer para todos os aumentos concedidos no País.

Com informações da Câmara dos Deputados e Agência Brasil.