Deputado Evandro Leitão recebe vereadores de Fortaleza interessados em discutir o tema do reajuste tarifário de energia. Foto: ALECE.

A escolha dos nomes de presidente, vice-presidente e relator da Comissão Especial, que deve analisar o processo de reajuste da conta de energia e da concessão para a Enel ser a distribuidora de energia no Ceará, foi adiada para a próxima terça-feira (12) por falta de consenso entre os membros do colegiado. Na manhã desta quinta-feira (12), uma comitiva de vereadores da Câmara Municipal de Fortaleza esteve presente na Assembleia Legislativa, visto que as duas Casas pretendem acompanhar o caso de forma conjunta.

O presidente da Assembleia, Evandro Leitão (PDT), recebeu o chefe do Poder Legislativo da Capital cearense, o vereador Antônio Henrique (PDT), e membros de colegiado da Câmara Municipal, que tem a mesma finalidade do grupo criado pelos deputados estaduais. De acordo com Leitão, as duas Casas estão trocando ideias de como poder ajudar a população no que diz respeito aos impactos causados pelo reajuste da conta de luz no Ceará, e em especial, em Fortaleza.

Ele afirmou, ainda, que serão realizadas audiências públicas e debates, em conjunto com a Câmara, além de unir técnicos de ambas as casas legislativas para analisar e fazer relatórios sobre a situação do aumento da tarifa de energia. “Já provocamos o Poder Judiciário e estamos esperando respostas. O intuito é que com debates e análises possamos encaminhar relatórios, sugestões e recomendações para o Governo do Estado e dar resposta efetiva para o povo do Ceará”, disse.

Além de Antônio Henrique (PDT), estiveram presentes na reunião os vereadores Márcio Martins (Pros), Adams Gomes (União), Larissa Gaspar (PT), Léo Couto (PSB), Lúcio Bruno (PDT), Luciano Girão (Progressistas), PPCell (PSD), Pedro França (Cidadania), Didi Mangueira (PDT) e Eudes Bringel (PSB).

Na Câmara Municipal o tema foi levado à tribuna pelo vereador Luciano Girão. Veja:

Reajuste

O tema do reajuste na conta de energia também foi levado à tribuna da Assembleia Legislativa, na manhã desta quinta (12). O deputado Apóstolo Luiz Henrique (Republicanos) criticou a empresa Enel pelo que ele chamou de “descaso com a população” e defendeu união entre os parlamentares no que diz respeito à demanda.

Veja o discurso do apóstolo:

Audic Mota (MDB), por sua vez, fez duras críticas ao reajuste da tarifa de energia pública no município de Tauá. O parlamentar também é defensor, assim como outros deputados da Casa, da instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a empresa Enel. Já o presidente da Assembleia, Evandro Leitão, prefere discutir o assunto em uma comissão especial suprapartidária.