Decano, Gilmar é ministro do Supremo desde 20 de junho de 2002. Foto: Reprodução.

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, será homenageado pelos seus 20 anos na Corte, no próximo dia 13 de junho, no Rio de Janeiro. As homenagens são iniciativas da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ) e do prefeito da cidade do Rio, Eduardo Paes.

Gilmar é ministro do STF desde 20 de junho de 2002, tendo presidido a corte entre 2008 e 2010. Atualmente, é o membro mais antigo da corte (decano).

Às 12h30, a ACRJ, que representa empresários do estado, vai oferecer um almoço em homenagem ao ministro. Em seguida, ele receberá a medalha Visconde de Mauá, maior honraria concedida pelo Ministério da Infraestrutura a personalidades que contribuíram para o aperfeiçoamento de políticas no setor de transporte e o progresso da infraestrutura no país – 176 autoridades públicas já receberam o reconhecimento, segundo o governo federal.

A partir das 16h, o magistrado será homenageado pelo TJ/RJ. Entre medalhas, títulos e comendas, o ministro será agraciado com seis honrarias. Também discursará aos 50 novos juízes recém empossados pelo TJ/RJ.

O dia de homenagens terá fim às 20h, em um jantar oferecido pelo prefeito Eduardo Paes, na Gávea Pequena.

Fonte: site ConJur.