Ex-presidente de associação de militares, Sargento Reginauro foi o único político ouvido pela CPI até aqui. Foto: ALECE.

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembleia Legislativa que investiga possível envolvimento de associações de militares no financiamento de motins realizados por policiais e bombeiros no Ceará volta a se reunir na manhã desta terça-feira (03) quando ouvirá quatro presidentes dessas entidades.

Esta será a 17ª reunião ordinária do colegiado, que está em atuação desde agosto do ano passado. As oitivas, porém, foram iniciadas neste ano.

Até o momento, cinco dirigentes e ex-presidentes de associações militares foram ouvidos, dentre eles, o vereador de Fortaleza, Sargento Reginauro (UB), que esteve no comando da Associação dos Profissionais de Segurança (APS) até o início do motim de 2020, quando policiais resolveram parar suas atividades após não aceitarem acordo de melhorias salariais com o Governo do Estado.

Além do parlamentar, já foram ouvidos o atual presidente da Associação dos Profissionais de Segurança (APS), policial Cleyber Barbosa Araújo; o policial militar Rêmulo Silva de Oliveira, que foi tesoureiro da APS; Elton Regis do Nascimento, que afirmou ter sofrido ameaças; e o sargento Clébio Eliziano Queiroz, presidente da Associação das Praças do Estado do Ceará (Aspra-CE).

Nesta terça-feira (03), no Complexo de Comissões Temáticas da Assembleia devem ser ouvidos Homero Catunda Batista, presidente da Associação dos Oficiais da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros; Antônio Nicomedes Santabaia Nogueira Neto, da Associação dos Subtenentes e Sargentos da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros (ABSS); Pedro Queiroz da Silva, da Associação dos Praças da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros (Aspramece), Emerson Carlos Vieira de Araújo, da Associação dos Praças da Região do Cariri.

Todos os convites foram feitos a pedido do deputado Soldado Noélio. Alguns deles estiveram envolvidos diretamente no motim de 2020, como Emerson Carlos Vieira de Araújo. Outros já foram candidatos em eleições passadas, como Homero Catunda Batista, o Coronel Homero.