Adriana Nossa Cara foi a única representante da oposição a questionar o parecer do Tribunal de Contas. Foto: CMFor.

A Câmara de Fortaleza aprovou, por 29 votos favoráveis e uma abstenção, as contas do governo do ex-prefeito Roberto Cláudio (PDT) referentes ao ano de 2018. Apesar dos questionamentos feitos pela vereadora Adriana Nossa Cara (PSOL), a ampla maioria da Casa votou de acordo com o parecer emitido pelo Tribunal de Contas do Estad0 (TCE) pela aprovação das contas do ex-gestor da Capital cearense.

Durante a discussão do tema, a vereadora do PSOL reclamou da falta de execução por parte do Habitafor do total de 40% de seu orçamento na habitação, conforme estaria descrito no Plano Plurianual (PPA). Os governistas, por sua vez, rebateram afirmando que a peça orçamentária trata-se apenas de uma projeção, o que poderia ser inviabilizado por fatores externos, como um pandemia, por exemplo.

“Essa crítica é também uma demanda dos movimentos da sociedade civil que apontam que já tem mais de 10 anos que o Habitafor não executa 40% do seu orçamento. Na prática são pessoas sem melhorias na qualidade de vida, casas que poderiam ter saneamento melhorado”, disse a socialista ao defender um peça orçamentária mais próxima da realidade e da população. Ela foi a única representante da oposição a questionar o parecer técnico do TCE pela aprovação.

A vereadora Enfermeira Ana Paula (PDT), por sua vez, defendeu o ex-prefeito Roberto Cláudio afirmando que o pedetista tem levado os ideais do trabalhismo e gestão por onde passa. Segundo ela, o orçamento é uma perspectiva para execução, e não necessariamente, ao término da administração, tudo o que foi proposto será executado.

“A gente pode ser surpreendido por várias situações, como foi o caso do prefeito Roberto Cláudio, que durante sua gestão, foi surpreendido pela pandemia da Covid-19. Quando tem ressalva, nada mais é que uma pequena dificuldade técnica de se alinhar com os preceitos técnicos do TCE”, destacou.

Outros vereadores como Júlio Brizzi (PDT), Gardel Rolim (PDT), Didi Mangueira, (PDT), Lúcio Bruno (PDT) e Adail Júnior (PDT) também salientaram os feitos de Roberto Cláudio durante sua gestão à frente da Prefeitura de Fortaleza. O vereador Léo Couto (PSB), que foi relator da matéria na Comissão, afirmou que o ex-gestor foi referência na regularização fundiária e teria entregue 25 mil casas durante sua administração.