Vereadores retornam ao Plenário Fausto Arruda na única sessão plenária desta semana. Foto: CMFor.

Os vereadores de Fortaleza voltam ao trabalho nesta quarta-feira (20), depois de, praticamente, uma semana sem qualquer atividade no Plenário Fausto Arruda. Os parlamentares devem se debruçar sobre seis mensagens do prefeito Sarto que iniciam tramitação na Casa Legislativa, dentre elas a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2023 e a proposta que versa sobre a criação de 2 mil vagas para professor na rede municipal de ensino da Capital cearense.

A proposta da Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2023 entrou na pauta de análise na Câmara desta quarta-feira (19) e tem trâmite diferenciado.

A matéria está dividida em sete eixos estratégicos. São eles: Equidade territorial e social; cidade conectada, acessível e justa; vida comunitária, acolhimento e bem-estar; desenvolvimento da cultura e do conhecimento; qualidade do meio ambiente e dos recursos naturais; dinamização econômica e inclusão produtiva; e governança municipal.

Aguardada por muitos profissionais da Educação, a mensagem que versa sobre a criação de cargos de professor também entrou na pauta desta quarta-feira e deve ser encaminhada para discussão nas comissões temáticas da Casa. A matéria versa sobre 2 mil vagas, sendo a maioria para professor pedagogo.

Uma das propostas do Poder Executivo solicita à Casa Legislativa autorização para que o prefeito e o vice-prefeito, durante o ano de 2022, possam ausentar-se do Município, dentro ou fora do território nacional, por período superior a 15 dias. O prefeito também encaminhou projeto que cria um cargo de advogado na estrutura organizacional do Instituto Dr. José Frota, o IJF.

Também é do Poder Executivo a proposta que dispõe sobre a criação do Conselho Municipal de Turismo, revogando a Lei que criou o órgão em 1993. O prefeito também quer alterar a Lei de 2021 que versa sobre os repasses para profissionais de saúde que trabalharam durante a pandemia em Fortaleza.