Foto: OAB.

Nesta segunda-feira (14/3), em frente à sede do Conselho Federal da OAB, em Brasília, será lançado o movimento nacional “Paridade no Quinto Constitucional”. O encontro reunirá cerca de 60 mulheres, representando 27 instituições.

As advogadas se manifestarão a favor da paridade de gênero nas listas sêxtuplas formuladas pela OAB para escolha de vagas nos tribunais reservadas ao Quinto Constitucional da advocacia.

As idealizadoras do movimento lembram que a OAB já adota a paridade de gênero nos seus órgãos, mas defendem sua extensão também para o acesso à magistratura. De acordo com elas, trata-se de um importante passo rumo à efetiva inclusão e à democracia paritária.

Também haverá uma mobilização nas redes sociais por meio da hashtag  #euapoioparidadenoquintoconstitucional, lives com participações das entidades e personalidades e o lançamento do site www.observatoriobrasileirodegenero.com.

Dentre as entidades que integram o movimento estão o Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM), a Associação Nacional da Advocacia Criminal (Anacrim) e a Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica Nacional (ABMCJ), bem como diversos coletivos de advogadas.

Fonte: site ConJur.