O presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Enfermagem, deputado federal, Célio Studart e a vereadora Enfermeira Ana Paula protestaram a favor da aprovação. Foto: Reprodução/Célio Studart

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, entidades representativas da enfermagem marcaram um dia de mobilização pela aprovação do piso salarial da categoria.

Diversas capitais e regiões do país realizaram atos e protestos para chamar a atenção da sociedade para celeridade no trâmite do projeto de lei 2564, que hoje se encontra embargado na Câmara dos Deputados, mesmo já tendo cumprido determinações do atual presidente da Câmara, o deputado Arthur Lira (PP), como a análise em quatro comissões e a aprovação do texto final pelo relator.

No Ceará, o ato ocorreu na capital e no interior do estado. Além de Fortaleza, Guaraciaba do Norte, Boa viagem, Baixio, Iguatu, Potengi, Paracuru, Quixadá, Morada Nova, entre outras cidades, registraram protestos. Pela manhã, nesta última terça-feira (8), na Avenida Beira Mar, entidades reuniram cerca de 2 mil profissionais, entre enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem.

Com cartazes, faixa pela aprovação e palavras de ordem contra o posicionamento de Arthur lira, trabalhadores fizeram o trajeto de toda a avenida. Um trio elétrico animou os participantes e foi palco de manifestação por parlamentares que apoiaram o movimento.

O presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Enfermagem, deputado federal, Célio Studart e a vereadora Enfermeira Ana Paula protestaram a favor da aprovação.

A vice-presidente do Sindicato dos Enfermeiros, Telma Cordeiro, reforçou em discurso que entre as maiores dificuldades da categoria, está a precarização do trabalho feminino. Mais de 80% destes profissionais são mulheres. “Precisamos de mais dignidade e garantir melhores salários”. Lembrou.

Fonte: Senece – Sindicato dos Enfermeiros do Estado do Ceará