Presidente do colegiado, deputado Salmito Filho (PDT), acredita que os trabalhos se encerrem antes das eleições de outubro. Foto: ALECE.

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembleia Legislativa do Ceará que investiga o destino dos recursos pelas associações ligadas à Polícia Militar e ao Corpo de Bombeiros Militar do Estado iniciou uma nova fase de investigação nesta terça-feira (15). Paralisado desde dezembro passado, o colegiado deve realizar convites e convocações a dirigentes dessas instituições em meio ao período pré-eleitoral onde um ex-capitão da corporação é um dos pretensos candidatos ao Governo do Estado.

Na semana passada, o governador Camilo Santana, em coletiva de imprensa, afirmou que a única contribuição do pré-candidato ao Governo do Estado, Capitão Wagner (PROS), à Segurança Pública foi ter participado de motins da Polícia Militar, sendo o primeiro quando o parlamentar era suplente de deputado estadual, em 2011, e o segundo, já como deputado federal, em 2020. Em resposta, Wagner afirmou que já apresentou propostas para redução da violência no Estado.

A CPI do Motim, como passou a ser chamado o inquérito instalado na Assembleia Legislativa, tem como objetivo investigar o envolvimento das associações no financiamento dessas paralisações.

Na reunião desta terça-feira (15), realizada em formato presencial e remoto, o grupo aprovou dois requerimentos de parlamentares.

O requerimento de autoria do deputado Marcos Sobreira (PDT) solicita o envio de convite para comparecimento à reunião da CPI para elucidação de questões pertinentes ao curso das investigações às seguintes pessoas: os policiais militares Tancredo Augusto Almeida Filho, Marcos Webster de Oliveira Barroso; Valdeymilson de Oliveira Mendes; e Ranielly dos Reis Souza, funcionária da Associação dos Profissionais de Segurança (APS).

Já o requerimento de autoria do deputado Elmano Freitas (PT), solicita o comparecimento dos policiais militares Clayber Barbosa Araújo, Francisco David Silva Barbosa, e Elton Régis do Nascimento; e dos bombeiros militares Diego de Oliveira Gomes e Antonio César Madeiro Lessa.

Nova fase

O presidente da CPI, deputado Salmito (PDT), informou que essas são as primeiras oitivas e que marcam a nova fase das investigações. “Agora vamos focar em ouvir os membros das associações, os funcionários e outros representantes, que possam nos esclarecer nossas dúvidas e nos ajude a separar o joio do trigo no que diz respeito a essas formações de motim”, disse.

O parlamentar lembrou que a CPI não realizou atividades e nem deliberações durante o recesso parlamentar, sendo esta a primeira reunião pública após o início dos trabalhos legislativos de 2022.

Veja a fala do deputado Salmito Filho:


Participaram da reunião os deputados Marcos Sobreira (PDT), Elmano Freitas (PT), Delegado Cavalcante (PTB), Augusta Brito (PCdoB), Romeu Aldigueri (PDT), Queiroz Filho (PDT) e Soldado Noelio (Pros).