A matéria é de autoria de Tia Francisca. Foto: Reprodução/TV Fortaleza.

Em tramitação na Câmara Municipal de Fortaleza, o projeto de Lei (PL) 692/2021 fixa diretrizes para a implantação da Política Municipal de Incentivo à Empregabilidade da Juventude – Jovem Trabalhador na Capital. A proposição é assinada pela vereadora Tia Francisca (PL).

A proposta quer gerar empregos a jovens entre 16 e 21 anos, dando condições para o desenvolvimento de aptidões e habilidades laborais, além da oportunidade do primeiro emprego e contato profissional.

A vereadora também quer incentivar empresas a oferecerem vagas de trabalho a estagiários, estimulando programas de apoio à gestão e ao desenvolvimento de cooperativas de trabalho.

“Sem experiência profissional, os jovens não têm chance de disputar um emprego. Um panorama de desemprego e baixa empregabilidade dos jovens tem contribuído para o aumento da violência, prostituição e do aumento no consumo de drogas”, justifica a vereadora liberal, como um dos porquês ao apresentar tal projeto.

A matéria foi lida na última sessão ordinária da Câmara Municipal e espera um relator na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).