Fac-símile da matéria divulgada no jornal O Globo. Foto: Reprodução/O Globo.

Um dos destaques do Blog do Edison Silva na Rádio Assunção Cearense desta terça-feira, dia 15 de fevereiro, foi a criação do Grupo de Trabalho instituído pela Prefeitura de Fortaleza para elaborar o projeto de implantação do Centro de Gestão Integrada e Vídeomonitoramento da Cidade – CGIVFOR.

O objetivo do grupo é analisar e propor diretrizes para o desenvolvimento e implantação de sistemas, elaboração de normas para regulamentação do Centro, além de contribuir com informações necessárias para o aprimoramento, opinar sobre a estrutura organizacional e com os processos e protocolos estabelecidos para a operacionalização do CGIVFOR.

Não teve sessão nesta terça-feira (15) na Assembleia Legislativa do Ceará. Os deputados, pelo menos quase todos os governistas, aceitaram o convite do governador Camilo Santana para visitar as obras de construção do novo Hospital Universitário do Estado, no Campus da Universidade Estadual do Ceará, no bairro Itaperi.

O convite foi feito quando da instalação do ano legislativo, dia 2 de fevereiro. O novo hospital é uma obra grandiosa, segundo Camilo, no reforço do atendimento à população e também do ensino superior, já que os estudantes da UECE poderão completar sua formação. Será o maior complexo hospitalar do Ceará construído em uma área de 79,5 mil m².

O pré-candidato à Presidência da República, cearense Ciro Gomes (PDT), fez convite aos internautas, desde segunda-feira (14), para acompanharem em suas redes sociais a conversa que teria nesta terça (15), com cearense senador Tasso Jereissati. Ele foi o padrinho político de Ciro, quando ele foi eleito deputado estadual pelo PMDB, na época ainda não existia o PSDB.

Ciro teve 17.602 votos, passou um tempo na Assembleia e depois, em 1988, foi eleito prefeito de Fortaleza, indicado por Tasso. Dois anos depois, o pedetista deixou a prefeitura para ser candidato a governador, sucedendo o tucano em seu primeiro governo. Não chegou a concluir o mandato. Renunciou para ser Ministro da Fazenda do governo Itamar Franco, da mesma forma, por interferência de Tasso. A relação de ambos era tão intensa que Tasso Jereissati deixou de votar no candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, para votar em Ciro Gomes.

Nesta segunda-feira (14), o ministro Tarcísio Gomes de Freitas, da Infraestrutura, esteve em Fortaleza e inaugurou um trecho da BR-222, que liga Caucaia ao Porto do Pecém. Ele elogiou a bancada do Ceará na Câmara dos Deputados, pela liberação de verbas ao Estado, destacando, nominalmente o deputado Domingos Neto, enquanto relator-geral do Orçamento.

A eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Fortaleza está marcada para dezembro, mas a movimentação nos bastidores já começou. Alguns vereadores, de primeiro mandato, estão na “linha de frente” para disputar a sucessão na presidência da Câmara Municipal de Fortaleza, hoje ocupada por Antônio Henrique (PDT), que vai disputar mandato de deputado estadual.

Vários vereadores querem o lugar ocupado por Antônio Henrique. Os postulantes ao cargo iniciaram as conversas, mas têm consciência de que a palavra final sobre o sucessor de Henrique é do prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT). Hoje a Câmara Municipal tem 55 vereadores, entre os que estão no exercício do mandato e os licenciados.

O noticiário lembrou de reverenciar um dos grandes valores do jornalismo brasileiro, Arnaldo Jabor, que morreu nesta terça-feira (15), em São Paulo, aos 81 anos. Competente e com um senso crítico aguçado, Jabor fez história por sua passagem pelo jornalismo impresso, televisão e, ainda, no campo do cinema.

O Programa Blog do Edison Silva na Rádio Assunção Cearense também destacou as tratativas entre MDB, PSDB e União Brasil para uma candidatura única à Presidência da República.

Entretanto, a ideia de uma Federação Partidária, entre as três agremiações, é vista como difícil de se consolidar, por forçar as legendas continuarem juntas no período de quatro anos, respectivos a uma legislatura.

Já uma outra nota dá conta do empenho da senadora sul-mato-grossense e presidenciável do MDB, Simone Tebet, em ter o União Brasil como seu aliado, para fortalecer sua candidatura e garantir alianças estaduais.

O Programa Blog do Edison Silva é transmitido de 11h45 às 12h15, de segunda a sexta-feira, logo após o “É Tempo de Bola”, na Rádio Assunção Cearense (AM-620).

Assista ao programa desta terça-feira (15/02):