Senador Alessandro Vieira é nome do Cidadania indicado para ser candidato a presidência da República e o governador de São Paulo, João Doria, escolhido pela maioria do PSDB. Fotos: Pedro França/Ag. Senado/Valter Campanato/Agência Brasil.

O Diretório Nacional do Cidadania aprovou participar de Federação com o PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira) para o pleito nacional em outubro. Ainda não ficou decidido quem indicará o candidato ao Palácio do Planalto.

A disputa está travada entre o senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e o governador de São Paulo, João Doria (PSDB-SP). Mesmo que as negociações estejam mais avançadas com o PSDB, que vive um momento crítico por conta da pouca perspectiva de sucesso da candidatura presidencial de Doria, em meio da disputa que foi traçada com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, nas prévias internas.

O senador Alessandro Vieira, por sua vez, assegurou que a escolha de seu nome para a disputa, era entre os integrantes da sigla, mais certo do que aliança com o PSDB.

”A pré-candidatura foi mantida por unanimidade e a opção pela tentativa de Federação com o PSDB atingiu o número mínimo de votos”, disse Vieira.

Como já mencionado neste Blog, a Federação do Cidadania com o PSDB, não traz novidades ao cenário político do Ceará. O Cidadania é um antigo aliado dos governistas e o PSDB integra a aliança de apoio ao candidato do PDT ao governo do Estado. Alexandre Pereira, presidente do Cidadania no Ceará, é secretário da Prefeitura de Fortaleza e já foi secretário do Governo estadual.

No domingo (20), por meio de suas redes sociais, o PSDB publicou que a união entre os dois partidos trará total diferença na disputa em outubro. Foi mencionado que a sigla mantém a ideia de alimentar ainda mais convergências e diálogos com o MDB e União Brasil, este último o partido novo criado pela fusão do PSL com o Democratas.

”A federação entre Cidadania e PSDB, pela qualidade de seus quadros, fará a diferença no Congresso e nas próximas eleições presidenciais. Será também um passo importante na consolidação de partidos fortes, fundamentais para a consolidação das instituições brasileiras. Com essa decisão, o Cidadania se incorpora formalmente, junto o PSDB, na tentativa de uma construção de convergências ainda maior, com o diálogo em andamento entre MDB e União Brasil, com serviços prestados à democracia brasileira”, diz postagem do PSDB.