O programa contempla preferencialmente alunos do ensino médio. Foto: Divulgação.

A crescente influência da ciência e dos recursos tecnológicos em todos os aspectos da vida em sociedade tem provocado mudanças, sobretudo na educação. No Ceará, estudantes do ensino médio da rede estadual poderão ser contemplados com programa de incentivo à pesquisa científica nas instituições de ensino.

A iniciativa do deputado Tony Brito (Pros) tramita na Assembleia Legislativa por meio do Projeto de Lei (PL) nº 215/21, que trata da política estadual de incentivo à iniciação da pesquisa científica e estudos nas escolas públicas da educação básica da rede estadual de ensino.

A ação tem como objetivo dar acesso e permitir a integração à pesquisa científica de estudantes da rede pública fundamentais para a formação pessoal e profissional. Para o parlamentar, isso vai possibilitar o desenvolvimento de habilidades e competências que oportunize a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa capazes de estimular o pensar científico e criativo decorrentes das condições criadas pelo enfrentamento direto com os problemas cotidianos.

”A pesquisa científica contribui para a promoção da cidadania e humanização. Trata-se de um instrumento fundamental para a construção e propagação do conhecimento gerando desenvolvimento econômico e social do Estado e de toda a sociedade”, pondera.

Entre as diretrizes da política de iniciação à pesquisa científica, estão promoção do processo de ensino aprendizagem, com atividades relacionadas ao campo científico a uma determinada área do conhecimento; desenvolvimento do trabalho em equipe e da prática colaborativa; e disseminação das ações de pesquisa entre os estudantes, oportunizando debates e estimulando a produção de pensamentos, através dos conteúdos ciência, a valorização da cultura.

Tony Brito pontua ainda que a pandemia da COVID-19 mostrou que a ciência é a melhor resposta para lidar com crises sanitárias. ”A partir da pandemia da COVID-19 que afetou toda a população mundial, ficou demonstrada a importância da ciência na busca de solução para conter a grave crise de saúde pública”, assinala.

Fonte: Assembleia Legislativa do Ceará.