O líder do Governo, Gardel Rolim, autor da proposta para discussão do tema. Foto: CMFor.

Após realização de censo, que mostrou um crescimento de 53% no número de pessoas em situação de rua em Fortaleza, entre os anos de 2014 e 2021, algumas medidas estão sendo adotadas pelos poderes Executivo e Legislativo. Diante desta situação, a Câmara Municipal deve realizar audiência pública com os principais atores envolvidos para tentar minorar a situação desse segmento da sociedade fortalezense.

De acordo com o II Censo Municipal da População de Rua, pelo menos 35% das pessoas que estão nessa situação, se encontram assim há menos de um ano, ou seja, durante o período de agravamento da economia em virtude da pandemia do novo coronavírus.

A audiência pública na Câmara Municipal acontecerá no auditório Ademar Arruda, na próxima segunda-feira (21), às 9 horas. O evento atende a um requerimento do vereador Gardel Rolim (PDT), líder do Governo Sarto.

“Para fazer a boa política, precisamos conhecer o problema, fazendo uma pesquisa de campo. E o nosso mandato protocolou na Casa um requerimento para realização de audiência pública para apresentação dos resultados da pesquisa censitária dessa população”, disse o parlamentar.

Segundo ele, após o encontro, será possível realizar um levantamento dos dados dessas pessoas e só assim, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, apresentar um cenário favorável para trabalhar em prol desses fortalezenses. A audiência pública apresentará os resultados da pesquisa censitária e do perfil da população em situação de rua em Fortaleza, através de levantamento realizado pela Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS).

O evento contará com a presença de técnicos da Prefeitura Municipal e da sociedade civil.