Foto: Ascom/TCE-CE.

O vice-presidente do Tribunal de Contas do Ceará, conselheiro Edilberto Pontes, presidente eleito do IRB para o biênio 2022-2023, participou, na manhã desta quinta-feira (20), da cerimônia de assinatura do convênio entre o Instituto Rui Barbosa (IRB) e a Universidade de São Paulo (USP) para realização do curso de especialização MBA Auditoria e Inovação no Setor Público.

Junto ao conselheiro Edilberto Pontes estavam na cerimônia o atual presidente do IRB, conselheiro Ivan Lelis Bonilha; Vahan Agopyan, Magnífico Reitor da USP; conselheira Cristiana de Castro Moraes, presidente do TCE-SP; e os professores coordenadores do convênio: Wilson Amorim e Ana Carla Bliacheriene.

“A educação tem algo quase mágico. Não beneficia apenas quem faz o curso, a educação vai se espalhando e vai muito além do beneficiado direto,” disse o conselheiro Edilberto Pontes, durante a cerimônia, onde afirmou que fortalecer instituições e a mentalidade individual e social é um caminho para formar nações bem-sucedidas, e essa é uma das finalidades de uma universidade.

“Para nós, o IRB, que é a Casa de Conhecimento dos Tribunais de Contas, ter essa parceria com uma universidade tão importante é estratégico, é chave. Quanto mais perto os Tribunais de Contas estiverem das faculdades, melhor eles estarão”, acrescentou.

Vahan Agopyan declarou a importância do curso de pós-graduação e agradeceu a oportunidade de ratificar o convênio ao fim de seu mandato como reitor. “As universidades no mundo todo se conscientizaram que não adianta fazer uma boa pesquisa, oferecer um bom ensino se nós não interagirmos com a sociedade. Quero agradecer aos conselheiros dos Tribunais de Contas e aos dirigentes do IRB por essa oportunidade, que está sendo oferecida a Universidade de São Paulo para que o conhecimento, aqui desenvolvido e sistematizado, possa ser compartilhado.”

O curso de especialização será realizado na modalidade de ensino a distância, pela meio da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP, e é destinado aos auditores de Controle externo dos Tribunais de Contas do Brasil, auditores de controle interno e servidores estaduais e municipais, profissionais liberais e interessados no tema. Entre as disciplinas estão “Inovação no Setor Público”, “Auditoria de TI na Administração Pública”, “Fundamentos do Controle Externo Digital”, “Uso de base de dados nos processos de Auditoria e Controle Externo”.

A capacitação objetiva aproximar a USP das atividades do IRB, de modo a qualificar os processos de aprendizagem, além de possibilitar a apropriação de conhecimentos sobre controle da administração pública e auditoria das políticas públicas a partir de uma visão interdisciplinar.

Fonte: site do TCE.