Vereador segue preso. Justiça determinou prisão preventiva. Foto: CMFor.

O caso envolvendo o vereador Ronivaldo Maia, do PT, preso acusado de tentativa de feminicídio foi o assunto mais comentado entre os vereadores da Câmara de Fortaleza na manhã desta quarta-feira (01/12). No entanto, o tema ficou restrito aos corredores da Casa Legislativa, visto que todos os parlamentares que subiram à tribuna do Plenário Fausto Arruda evitaram falar do caso constrangedor para o Legislativo da Capital cearense.

O petista está preso desde a segunda-feira (29) passada, quando foi acusado de tentativa de feminicídio após atropelar uma mulher durante uma discussão. A mulher, que teria um relacionamento amoroso com o parlamentar, sofreu escoriações pelo corpo, foi atendida no hospital e já prestou depoimento pelo ocorrido. A Justiça, por sua vez, determinou a prisão preventiva de Ronivaldo.

Os vereadores bolsonaristas, que são ideologicamente contrários às pautas defendidas por Ronivaldo, e os petistas, aliados do parlamentar, decidiram tocar no assunto na tribuna da Casa. A sessão plenária desta quarta-feira (01), marcada para iniciar às 9 horas, só começou por volta das 10h15. Durante a abertura dos trabalhos, por pouco o Pinga Fogo não acontecia, havia pressa para se iniciar, de imediato, a Ordem do Dia.

No entanto, a sessão teve duração de mais de três horas, e durante todo esse tempo nenhum parlamentar ousou falar a respeito do tema. Um vereador confessou ao Blog do Edison Silva que o assunto é “muito delicado” e muitos deles não tiveram acesso a maiores informações, o que fez com que não se sentissem à vontade para falar sobre o ocorrido. Alguns parlamentares até chegaram a dizer no grupo dos vereadores que falariam a respeito, o que não aconteceu.

Em nota emitida pela Câmara Municipal de Fortaleza ainda na terça-feira (30), a Casa informou apenas que está aguardando as apurações da Polícia Judiciária sobre o caso. Ratificou, ainda, que o Legislativo da Capital cearense “se contrapõe a qualquer ato de violência”. 

Na Assembleia Legislativa, o deputado Renato Roseno (PSOL) lamentou o ocorrido e destacou o posicionamento do governador Camilo Santana (PT), que autorizou apuração rigorosa do caso, e do Partido dos Trabalhadores, que suspendeu o vereador de seus quadros. “Fatos desse viés devem ser apurados com muito rigor, tanto o governador Camilo quanto o próprio Partido dos Trabalhadores já se manifestaram nesse sentido. Deixo aqui minha solidariedade à vítima e sua família e espero a responsabilização do autor de acordo com a lei”, disse o socialista.

A deputada Érika Amorim (PSD) também se manifestou em relação ao caso de tentativa de feminicídio. “É lamentável acordar com uma notícia dessa natureza, apesar de sabermos que a violência se faz presente no cotidiano de várias mulheres. É preciso que reforcemos nosso discurso do respeito à mulher, nos solidarizando com a vítima e desejando uma investigação célere”, disse.