O orçamento da Prefeitura para o próximo ano prevê recursos da ordem de R$ 9,9 bilhões. Foto: PMF.

Nem todos os vereadores de Fortaleza ficaram satisfeitos com o texto aprovado que versa sobre o Orçamento Municipal de 2022. Um dos insatisfeitos foi Sargento Reginauro (PROS).

Ele lamentou a pouca participação popular na elaboração da matéria, frisando a importância do projeto, tratando a respeito do montante gasto pela Prefeitura no próximo ano.

Isso deveria passar por uma consulta pública, uma discussão com a população. Lamentamos a falta de participação efetiva, nossa, por representarmos o povo de Fortaleza, dizendo como o povo quer ver gasto numa lei Orçamentária de um ano todo“, pontou.

O republicano destacou a participação de 0,4% de fortalezenses ouvidos para a composição da PLOA de 2022, numa população de mais 2,5 milhões.

A matéria original consta que “entre as atividades desenvolvidas neste ciclo, destaca-se o cadastramento pela população de 2.228 propostas em 15 temas distintos, agrupadas em 1.654 propostas que foram submetidas à votação. 8.432 votos dos cidadãos e cidadãs presidentes nos 39 territórios que resultaram na eleição de 646 propostas para análise pela gestão“.

Reginauro também criticou a não aprovação de um requerimento dele, pedindo o envio da mensagem do Executivo, antes de ser apreciada na Casa, para o Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE/CE), sendo posteriormente examinada pelos edis.

Por fim, condenou a maior quantia que será gasta em “gestão de eventos governamentais”, comparado ao destinado à “manutenção dos restaurantes públicos”.