O senador Cid Gomes (PDT/CE) foi o relator da Mensagem 94/2021. Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado.

Nesta segunda-feira (20/12), o Programa Blog do Edison Silva na Rádio Assunção Cearense (AM-620) iniciou destacando o empréstimo de US$ 52,1 milhões entre o estado do Ceará e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

A quantia será destinada ao combate da violência nas terras cearenses. A matéria foi aprovada na sessão desta segunda-feira (20) do Senado Federal tendo sido relatada pelo senador Cid Gomes (PDT/CE).

Com o início da última semana de trabalho nas casas legislativas, a Assembleia Cearense e Câmara Municipal de Fortaleza estão por votar matérias relevantes. Na CMFor, por exemplo, os vereadores ainda votarão a obrigatoriedade do “passaporte da vacina” em órgãos públicos da Prefeitura da Capital.

No âmbito nacional, os congressistas estão por votar a LOA 2022 e a definição sobre a verba total do Fundo Eleitoral. Na sessão do Congresso Nacional, última sexta-feira (17), deputados e senadores derrubaram o veto do presidente Jair Bolsonaro (PL) que garante um valor de, aproximadamente, R$ 5,7 bilhões ao Fundo. Entretanto, a quantia total será definida pela Comissão Mista de Orçamento (CMO) e depois pelo Plenário do Congresso.

No domingo (19), o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (sem partido), esteve em um jantar com o ex-presidente Lula (PT). Alckmin, que anunciou sua saída do PSDB na última semana, é cotado para ser vice na chapa encabeçada pelo petista à Presidência da República.

Em janeiro próximo, já deverá começar a campanha na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)/Ceará para a escolha do advogado que será nomeado desembargador no quinto constitucional, assim como em relação ao Ministério Público. O Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE) empossará, no primeiro mês do ano, dez novos desembargadores, ampliando o colegiado do Pleno para 53 membros.

O Programa Blog do Edison Silva é transmitido de 11h45 às 12h15, de segunda a sexta-feira, logo após o “É Tempo de Bola”, na Rádio Assunção Cearense (AM-620).

Assista ao programa de segunda-feira (20/12):