Foto: Ascom/TSE.

Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) começou a entrega das cadeiras de rodas, recém-adquiridas, para as Zonas Eleitorais do Interior. Por iniciativa da Comissão Permanente de Cidadania, Acessibilidade e Inclusão (CPCAI) foi adquirido um total de 102 cadeiras. Nesta primeira etapa, serão disponibilizados 50 equipamentos.

A iniciativa faz parte do Programa de Acessibilidade, que tem como objetivo a implementação gradual de medidas para a remoção de barreiras urbanísticas, arquitetônicas, nas comunicações e na informação, atitudinais e tecnológicas, a fim de promover o amplo e irrestrito acesso de pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, usuários(as) internos(as) ou externos(as) dos espaços ou dos serviços da Justiça Eleitoral, no âmbito da Secretaria do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, dos cartórios eleitorais e dos locais de votação do Estado do Ceará.

As Zonas Eleitorais de Sobral, Acaraú, Camocim, São Gonçalo do Amarante, Massapê, Pentecoste, Coreaú, Cariré, Ibiapina, Reriutaba, Tianguá, Bela Cruz, Chaval, Itarema, Granja, Viçosa do Ceará, São Benedito e Guaraciaba do Norte serão as primeiras contempladas com as cadeiras de rodas.

A distribuição obedecerá consulta realizada pela Diretoria-Geral, por meio do PAD nº 14380/2019, quando as chefias informaram o interesse na aquisição de cadeiras de rodas para seus respectivos cartórios eleitorais.

Mais acessibilidade

Dentro dessa preocupação com a acessibilidade, recomendação do Conselho Nacional de Justiça para todos os Tribunais brasileiros, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, de forma inédita, na quarta-feira (25), por ocasião da entrega da Comenda de Mérito ao Ouvidor, utilizou uma sala de audiodescrição nos eventos realizados pela Ouvidoria. Além da sala de audiodescrição, os eventos contaram também com intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Os(As) participantes puderam acessar os recursos pelo canal do YouTube, onde o evento foi transmitido, bem como por uma sala no Google Meet.

O voluntário da Sociedade de Assistência aos Cegos, Lucas Lima, participou das palestras e da solenidade de entrega da Comenda de Mérito ao Ouvidor e deixou sua impressão registrada: “o TRE está de parabéns. Sou um amante do Direito e da democracia, milito há 14 anos com relação ao direito da pessoa com deficiência, e quando vejo uma Corte de Justiça, um Tribunal especial se preocupando com um evento como esse, em dar acesso à informação, em descrever como os palestrantes estão vestidos, como está o ambiente, toda essa preocupação, zelo, me deixou muito feliz”.

Sobre os eventos acessíveis e inclusivos, o ouvidor do TRE-CE, desembargador Gladyson Pontes, ressaltou: “Ao promover um evento transmitido ao vivo e com os recursos de audiodescrição e intérprete de Libras, o TRE-CE promove acessibilidade e serve de exemplo para os demais órgãos da Administração Pública na busca constante pela inclusão e participação de toda a sociedade nas atividades promovidas pelo Estado.”

O diretor-geral e presidente da CPCAI, Hugo Pereira, também falou sobre o avanço do Tribunal na acessibilidade e inclusão: “com contratação dos serviços de audiodescrição e de intérpretes de Libras, o TRE avança mais um passo na longa caminhada da plena inclusão. Muitos outros serão necessários e temos uma equipe capacitada e motivada para trilhá-los, com vistas a uma Justiça Eleitoral que efetivamente chegue a cada um dos eleitores cearenses”.

Com informações do site do TRE-CE.