Fábio Galvão é o quarto suplente do Patriotas e “furou a fila”, passando na frente dos demais. Foto: Reprodução/Instagram.

A Assembleia Legislativa do Ceará aprovou, na sessão ordinária desta quinta-feira (29), o pedido de licença do deputado estadual Nizo Costa, do PSB. Com a saída do parlamentar, a Casa passa a ter cinco suplentes em atuação. Antes, a deputada Silvana Oliveira, de cadeira de rodas, fez um pronunciamento criticando as restrições impostas aos templos religiosos neste período de pandemia. Ela tomou por base medidas do Governo de Pernambuco.

Nizo Costa, até semana passada, vinha defendendo no parlamento a categoria dos “topiqueiros” diante da mensagem do Poder Executivo que quer regulamentar o transporte de táxis intermunicipais. As cooperativas dos proprietários e motoristas de Vans/topic temem perder espaço.

O objetivo das legendas é dar espaço para aqueles que não foram eleitos em 2018 e fortalecer suas base eleitoral para 2022.

No caso específico, quem assume é o quarto suplente do Patriotas, o servidor público, Fábio Galvão, que nas eleições gerais passadas obteve apenas 11.108 votos. Antes dele, constam na chapa do partido os suplentes: Silvio Nascimento, Mário Hélio e Michele Queiroz.

Galvão tem sido candidato desde 2008, quando disputou o cargo de vereador de Fortaleza pelo PT. Em 2010, também pela sigla petista, ele foi candidato a deputado estadual. Tentou outras duas vezes vaga na Câmara Municipal, pelo PPL e PRTB, em 2012 e 2016.

Além de Galvão, também estão na Casa Legislativa no lugar dos titulares, os suplentes/deputados Edilardo Eufrásio, do MDB; Guilherme Sampaio (PT); Oriel Nunes Filho (PDT); e Rafael Branco (MDB).

Outros parlamentares, durante os próximos meses, devem pedir licença para dar espaço a suplentes, dentre os quais a deputada Augusta Brito, do PCdoB. No lugar dela, deve retornar o delegado Diego Barreto, atualmente no PTB.

Veja pronunciamento da deputada Dra. Silvana Oliveira: