Vereadora Cláudia Gomes disse que ato de furar fila de Thyane Dantas não pode ficar impune. Foto: Reprodução/Instagram.

A vacinação antecipada dada à modelo Thyane Dantas, esposa do cantor Wesley Safadão, tem sido motivo de críticas e pedidos de apuração por parte de vereadores da base governista e da oposição na Câmara Municipal de Fortaleza. A Prefeitura informou que abriu procedimento para averiguar a conduta de profissionais que levaram Thyane a “furar fila”, juntamente com o esposo e uma assessora.

O caso aconteceu na manhã de quinta-feira (08) quando a modelo postou em suas redes sociais que havia tomado a vacina Jansem em um shopping da Capital. Acontece que Thyane Dantas não se encontra na faixa etária para recebimento do imunizante. Safadão, por sua vez, recebeu a vacina fora do Centro de Eventos do Ceará, local para onde estava agendado.

Presidente da Comissão de Seguridade e Saúde da Câmara, a vereadora Cláudia Gomes (DEM) defendeu que uma investigação seja realizada na Prefeitura e que o caso não fique impune. “Me entristece ver o ocorrido durante a vacinação do cantor Wesley Safadão e da sua esposa Thyane Dantas que, através das informações recebidas da SMS, realmente não estava agendada para receber o imunizante”, disse.

A prefeitura tem feito várias triagens no momento da vacinação, e por alguma razão, o processo não foi feito de maneira correta. Precisamos de consciência da população, para saber que não se pode furar a fila, ninguém é melhor do que ninguém. ⁣É uma postura que não deve ser encorajada e muito menos replicada, por isso não podemos deixar que esse fato passe de maneira impune – (Cláudia Gomes)

Presidente da Frente Parlamentar Contra a Covid e em Defesa da Vacinação, a vereadora Enfermeira Ana Paula (PDT) destacou que a postura da vacinadora não deve ser repreendida, já que ela está no último estágio do processo de triagem, cabendo apenas a aplicação do imunizante. A parlamentar, porém, defendeu que o Ministério Público apure o caso e que os envolvidos no caso sejam punidos.

De acordo com o prefeito Sarto, a Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza (SMS) instaurou processo administrativo para apurar a aplicação da vacina contra a COVID-19 em Thyane Dantas. Segundo ele, a vacinação contra a Covid encerrou-se às 17 horas, não sendo possível haver doses remanescentes antes do horário, o que vai de encontro à versão apresentada pela assessoria do cantor.

Ministério Público

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) instaurou, nesta sexta-feira (09), um procedimento preliminar de natureza criminal para apurar possível caso de fura-fila da vacinação cometido pela influenciadora digital Thyane Dantas, esposa do cantor Wesley Safadão. Conforme divulgado nas redes sociais, Thyane recebeu a vacina em Fortaleza na quinta-feira (08), aproveitando a ocasião em que o esposo foi vacinado, porém o nome dela não estaria nas listas de agendamento divulgadas pela Prefeitura. Também será verificada suspeita de que o cantor teria se vacinado em local diferente do agendado por escolha do imunizante que queria receber.

Para apurar o fato e colher elementos iniciais, o MPCE vai oficiar a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Fortaleza solicitando detalhes, em especial sobre lista de vacinados, o horário de vacinação do casal e informações a respeito das “sobras” de vacina. O Ministério Público também vai requerer informações sobre os servidores responsáveis pelo preenchimento dos cartões e pela aplicação do imunizante.

Com informações do site do MPCE.