Heitor Férrer vai realizar audiência pública para debater o assunto com os personagens envolvidos na questão. Foto: ALECE.

O deputado estadual Heitor Férrer (Solidariedade) esteve reunido, na manhã desta terça-feira (20), com estudantes do curso de Medicina da Universidade Estadual do Ceará, que relataram para o parlamentar as dificuldades enfrentadas em todos os cursos da UECE por falta de professores nas unidades de Fortaleza e do Interior.

Alunos de seis campi da Universidade Estadual encaminharam petição com mais de 2.500 assinaturas, solicitando realização de concurso para docentes, contratação de novos professores e melhoria nos laboratórios.

Segundo a documentação apresentada pelos estudantes, só no curso de Medicina, há carência de professores em mais de dez disciplinas, além de problemas estruturais e de material. Por exemplo: formol vencido há dois anos, presença de fungos no laboratório de anatomia humana, lâmpadas queimadas e ausência de aparelho de ar-condicionado.

A carência de docentes ocasiona um déficit de 214 professores. O último concurso realizado pelo Governo do Ceará para a UECE foi em 2015. Os alunos ainda pontuaram que o Governo do Estado pretende abrir um novo curso de Medicina no campus de Quixeramobim, além de construir um novo hospital universitário para a região do Sertão Central, e outra Faculdade de Medicina na Universidade Regional do Cariri – URCA que fica sediada na cidade do Crato.

“Não somos contra a abertura de novos cursos, mas é fundamental que os que já existem estejam bem estruturados e funcionando plenamente. Vamos solicitar a realização de uma audiência pública na retomada dos trabalhos da Assembleia Legislativa para que possamos ouvir os estudantes, a UECE e o Governo do Estado sobre essa situação e cobrar a realização do concurso público para professor”, afirmou Heitor Férrer.

Com informações da assessoria parlamentar.