Líder do partido na Câmara, Júlio Brizzi, fez um resgate histórico da legenda no Brasil. Foto: Reprodução/Youtube.

A Câmara de Fortaleza aprovou, na manhã desta quinta-feira (27), requerimento de moção de aplausos pelos 41 anos de Fundação do Partido Democrático Trabalhista (PDT). Maior agremiação em vigência no Ceará, a sigla comanda, atualmente, a Prefeitura da Capital cearense, a Assembleia Legislativa, a Câmara Municipal e tem a Vice-governadora do Estado, Izolda Cela, como filiada.

Na Câmara Municipal, o partido tem a maior bancada, com dez parlamentares eleitos no pleito do ano passado. O autor do requerimento, Júlio Brizzi, que lidera a sigla na Casa, destacou os feitos daquele que é considerado a maior liderança política do PDT, Leonel Brizola, ex-prefeito de Porto Alegre e ex-governador dos estados do Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro.

Ele destacou ainda que o grêmio elegeu o primeiro deputado índio, Mário Juruna, e Abdias do Nascimento, referência nas questões sociais. “O PDT é esse partido que criou as escolas em tempo integral no Ceará, que melhorou o ensino, através do trabalho sério. O Ceará tem investido em Educação, tecnologia, nas nossas mentes brilhantes. Esse é o trabalho que o PDT vem realizando desde o Governo Cid Gomes”, disse.

O líder do Governo, vereador Gardel Rolim, também filiado ao partido, afirmou ter conhecido de perto, quando criança morando em Porto Alegre, as obras construídas por Brizola. “Quero parabenizar a todos que fazem parte do PDT na pessoa do presidente municipal, o ex-prefeito Roberto Cláudio, um grande político. E em nome do presidente estadual, André Figueiredo. Temos muita história para contar sobre esse partido. Leonel Brizola teve importância relevante para a política do nosso Brasil”.

O presidente da Mesa Diretora, Antônio Henrique, destacou o fato de o partido ter a maior bancada da Câmara Municipal, além de ter eleito, no ano passado, o prefeito da Capital, Sarto. “O PDT no Estado do Ceará e o PDT de Fortaleza têm transformado a vida das pessoas que moram no nosso Estado e em Fortaleza. Falo isso com propriedade, porque conheço a cidade de Fortaleza, sei a realidade das pessoas que mais precisam em nossa periferia”.

“Tenho orgulho de fazer parte desse partido e estar comemorando os seus 41 anos. O PDT transformou a vida das pessoas em vários aspectos. Digo isso porque tenho acompanhado o desenvolvimento da educação no Ceará, aqui em Fortaleza. Quando Roberto Cláudio assumiu, a educação na capital era uma das últimas e ele entregou Fortaleza estando entre as 10 melhores” – (Antônio Henrique)

Enfermeira Ana Paula também destacou os feitos de lideranças da legenda na área da Educação. “Tenho honra de participar dessa bancada e de poder ter o desafio de contribuir com as políticas públicas que o partido precisa. O legado do Roberto Cláudio ficou para a eternidade como um dos maiores gestores que Fortaleza já teve.”.

Paulo Martins destacou estar à vontade na agremiação e Didi Mangueira afirmou que, assim como ocorreu com o ex-vereador Iraguassú Teixeira, não deixará os quadros do partido. Adail Júnior, por sua vez, fez um levantamento da quantidade de parlamentares pedetistas pelo Brasil, que possui 28 deputados federais e 60 estaduais. Ele lembrou ainda que o ex-governador Cid Gomes conseguiu transformar o Ceará no Estado com maior número de escolas entre as melhores do País.

Vereadores de outros partidos também enalteceram o aniversário da legenda e os feitos de seus principais líderes no Ceará.