Deputado Tony Brito, policial civil, é o autor da proposta. Foto: ALECE.

Telefones celulares apreendidos dentro de estabelecimentos penais no Estado de Ceará serão doados para estudantes da rede pública estadual de ensino.

Esse é o teor do Projeto de Indicação 169/2021, que tramita na Assembleia Legislativa, de autoria do deputado Tony Brito (PROS).

A proposição, que funciona como sugestão ao Poder Executivo, estabelece que seja realizada uma parceria entre a Secretaria da Administração Penitenciária do Estado do Ceará e a Secretaria da Educação do Estado para a realização dos trâmites da proposta.

Tony Brito justifica a iniciativa alegando ser necessária a união de forças para amenizar as consequências advindas da pandemia.

“Um dos setores afetados é a educação. Em virtude das políticas públicas para inibir a proliferação do vírus por meio de toque de recolhida, isolamento ou lockdown, as aulas presenciais foram suspensas e exigiram que a escolas públicas e privadas se adaptassem a aulas on-line”, relembra o parlamentar.

Segundo ele, as escolas públicas estão diante do desafio de garantir a acessibilidade do ensino a todos os alunos. “É importante que haja distribuição de chip com dados móveis, cestas básicas e aparelhos celulares aos educandos. Percebendo a necessidade da educação e observando o índice de apreensão de aparelhos celulares nas unidades prisionais, o presente visa utilizar com maior eficácia esses aparelhos apreendidos e ainda auxilia os estudantes nesse período pandêmico”, conclui Tony.