Medida visa combater a proliferação da doença. Foto: Divulgação.

O deputado Tony Brito (PROS) sugere, através do projeto de Indicação 117/2021, que tramita na Assembleia Legislativa do Ceará, que o Poder Executivo realize testagem em massa nos servidores públicos do Estado, para verificação quantitativa e qualidade de anticorpos para a Covid-19.

Segundo a proposição, o exame de sangue chamado “Anticorpos neutralizantes”, deverá ser realizado em todos os servidores que já tenham tomado as duas doses da vacina e/ou que já tenham contraído o vírus anteriormente.

Na justificativa do projeto, Tony Brito afirma ser a vacinação a principal maneira de evitar a doença, além de manter o distanciamento social, uso de máscaras, evitar ambientes fechados, lavar as mãos com frequência e evitar aglomerações.

Ele destaca, ainda, que é possível uma reinfecção. “Não existem pesquisas ainda suficientes que possam responder quanto tempo nosso sistema imune pode barrar novas infecções do vírus COVID-19. Desta feita, ainda não existem análises conclusivas quanto a imunização daqueles que já tiveram acesso à vacina ou mesmo daqueles que já sofreram com essa terrível doença”, argumenta.

O parlamentar acredita que a testagem em massa ajudará os servidores a trabalharem com maior tranquilidade. “É importante que todos os servidores realizem testagem em massa para verificação quantitativa e qualitativa de anticorpos para o referido vírus através de exame de sangue chamado ‘Anticorpos Neutralizantes’ e, assim, consigam realizar suas funções com tranquilidade emocional necessária nos tempos de hoje”, conclui.

Por se tratar de um projeto de Indicação, a mensagem funciona como sugestão ao Poder Executivo. Caso o Governo do Estado queira aderir à ideia, deverá reenviá-la à Assembleia Legislativa em forma de projeto de Lei.