Projeto prevê que o atendimento pode ser online. Foto: Divulgação.

Criação do Programa de Suporte Emocional para os profissionais de Saúde, com foco nos médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem que atuam nos diversos postos de atendimento dos pacientes com COVID-19, no âmbito do Estado do Ceará.

Este é o teor do projeto de Indicação 124/2021, de autoria do deputado André Fernandes (Republicanos), que tramita na Assembleia Legislativa.

De acordo com o parlamentar, o programa tem como objetivo oferecer o acompanhamento psicológico online para os profissionais e ajudar no controle do absenteísmo na área da saúde do Estado do Ceará e será executado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa).

Ainda de acordo com a proposição, o atendimento psicológico poderá ser realizado de forma virtual para conectar os trabalhadores a psicólogos voluntários, a critério da secretaria.

André Fernandes explica que é de conhecimento geral o cansaço enfrentado pelos profissionais que atuam no combate à Covid-19 e, pensando nisso, propôs a criação desse programa de acompanhamento psicológico. “Importante destacar que os principais tipos de absenteísmo na área da saúde são causados por doenças e problemas de saúde, falta de motivação, estresse e depressão”, argumenta o parlamentar.

Por se tratar de um projeto de Indicação, a mensagem funciona como sugestão ao Poder Executivo. Caso o Governo do Estado queira aderir à ideia, deverá reenviá-la à Assembleia Legislativa em forma de projeto de Lei.