Júlio Brizzi destaca que a medida auxiliará o Governo de Fortaleza. Foto: CMFor.

Iniciou tramitação na Câmara Municipal de Fortaleza projeto de Indicação que institui o Fundo de Imunização à Covid-19, com o objetivo de promover captação, repasse e aplicação de recursos para dar suporte financeiro para aquisição de insumos necessários para realização de imunização da população.

A ideia é que o Município passe a ter um aporte financeiro para adquirir vacinas, agulhas e seringas, equipamentos de proteção individual.

“A ideia é criar um Fundo para as despesas de imunização e a Prefeitura poder colocar recursos próprios e captar do Estado, da União os recursos que puderem ser usados para a aquisição de vacinas. Também pode ser através da iniciativa privada e apoio internacional. Ela já teria uma conta para receber esses recursos e fortalecer o processo de imunização, caso vá fazer aquisição individual”, afirmou Júlio Brizzi (PDT), autor da proposta.

A Prefeitura de Fortaleza tem intenção de realizar aquisição de vacinas de forma individual, e de acordo com o pedetista essa seria uma forma de contribuir para agilizar a vacinação na cidade. De acordo com a proposta, o prefeito Sarto deve remear à Câmara Municipal um projeto de Lei específico para o primeiro ano do exercício financeiro do Fundo.

A conta seria de caráter temporário, sendo declarado extinto após cumpridos todos os objetivos a ele destinados. De acordo com a proposta, os recursos que, porventura venham a remanescer no Fundo, após o período proposto, deverão ser remanejados para o Fundo Municipal de Saúde.