Os imunizastes chegaram na manhã deste sábado (20). Foto: Governo do Estado.

O Ceará recebeu neste sábado (20) mais 182.850 doses de imunizantes contra o novo coronavírus (Covid-19) para dar continuidade ao Plano Nacional de Imunização (PNI).

O 10º lote chegou ao Aeroporto Internacional de Fortaleza – Pinto Martins com 162.600 doses da CoronaVac e 20.250 da Oxford/AstraZeneca.

O governador Camilo Santana (PT), ressaltou em suas redes sociais a importância de dar celeridade ao processo de imunização e informou que, em breve, chegará também a vacina russa Sputnik V, comprada diretamente pelo Estado.

“Os imunizantes serão distribuídos imediatamente para reforçar a vacinação em todos os municípios cearenses. Não temos medido esforços para acelerar a imunização da nossa população. Ontem [sexta-feira (19] assinamos o contrato para a aquisição de 5,87 milhões de doses da Sputnik V. A previsão é de que as vacinas comecem a chegar no mês de abril”, relatou.

Distribuição

Assim como nos outros nove lotes, as doses são distribuídas à Capital e aos municípios do Interior imediatamente, ainda neste sábado (20), seguindo o plano de logística elaborado pelo Governo do Estado, operacionalizado pela Sesa, de forma proporcional. Com seis rotas de distribuição aérea e duas terrestres, a estratégia tem o objetivo de garantir a conservação e agilidade no envio dos imunizantes para as 22 Áreas Descentralizadas de Saúde (ADS), responsáveis por articular a entrega do material junto à secretaria de saúde de cada município cearense.

Decreto

Na sexta-feira (19), Camilo usou suas redes sociais para anunciar a prorrogação do Decreto Estadual, estendendo-se até o dia 28 de março. O Comitê, que delibera sobre os decretos estaduais no Ceará, decidiu pela renovação, com a continuidade do isolamento social rígido em todo o Estado.

O governador estava o secretário acompanhado pelo Secretário da Saúde do Estado, Dr. Cabeto.

Com informações do Governo do Ceará.