Somente as audiências públicas para discutir Plano Diretor e Orçamento do Município estariam liberadas, segundo cerimonial da Casa. Foto: Divulgação.

Visando garantir prioridade na realização de sessões solenes em homenagem a diversas categorias de Fortaleza, bem como para comemorar datas do calendário oficial da cidade, os vereadores da Câmara Municipal apresentaram dezenas de requerimentos solicitando da Casa este tipo de evento. Muitos deles já foram aprovados nesta semana, mas nenhum ainda tem data para ocorrer, uma vez que o próprio Legislativo da Capital cearense vive momento atípico com redução das atividades parlamentares por conta da pandemia do coronavírus.

Nesta semana, nas duas sessões ordinárias que ocorreram, diversos requerimentos solicitando realização de sessões solenes foram aprovados. No entanto, como a plenária da terça-feira (02) foi anulada, as solicitações devem votar à pauta na próxima quarta-feira (10), único dia em que acontecerá sessão na Câmara Municipal.

De acordo com o cerimonial da Casa, nenhuma atividade deste tipo está sendo marcada, devido o novo decreto do Governo do Estado. A apresentação deste tipo de matéria é praxe na Câmara para garantir que seus autores tenham a primazia de dirigir tais atividades.

Todos esses eventos podem causar aglomeração no Plenário Fausto Arruda ou no auditório da Casa, e por conta disso estão suspensos até o momento. Por enquanto, somente audiências públicas prioritárias devem ser realizadas, como a que trata do orçamento da Prefeitura, que ocorre a cada três meses, e aquelas que versem sobre alterações no Plano Diretor da cidade.

O vereador Márcio Martins (PROS) é um dos campeões no número de requerimentos solicitando realização de sessões solenes para homenagear determinadas categorias. São deles as propostas de solenidades em comemoração ao Dia do Corretor de Modas, Dia do Conselheiro Tutelar, Dia das Torcidas Organizadas, Dia do Barbeiro e Dia Nacional do Artesão.

Enfermeira Ana Paula (PDT) quer realizar sessão solene em comemoração aos 63 anos do bairro Jardim Iracema e a vereadora Tia Francisca (PL) aos 87 anos do Parque São José. Já Larissa Gaspar (PT) requer realização de solenidade em homenagem ao Dia Internacional da Juventude, Festa de Iemanjá, Dia Nacional do Psicólogo, Dia da Mulher Advogada e para os bombeiros civis.

Jorge Pinheiro (PSDB) aprovou requerimento solicitando sessão para homenagear o Dia do Escoteiro, os 11 anos da Academia de Segurança Pública, os 13 anos da Marcha Pela Vida, os 20 anos de Missão da Comunidade Canção Nova e os 23 anos do Festival Eleazar de Carvalho.

Evento

Danilo Lopes (Pode) quer sessão solene em comemoração ao Dia do Pescador. Eudes Bringel (PSB) requer realização de solenidade para homenagear o Dia Nacional do Futebol, os 50 anos do Instituto Maria da Hora e à Federação Cearense de Futebol. Carlos Mesquita (PDT), por sua vez, defende evento para comemorar os 20 anos da Comunidade Cristã Videira.

Júlio Brizzi (PDT) também conseguiu aprovar vários requerimentos solicitando sessão solene para homenagear os 7 anos da Rede Cuca, os 40 anos da Juventude Socialista do PDT,  em comemoração ao Dia do Contabilista.