Cinco vereadores participaram da eleição de Priscila Costa (PSC). Foto: Divulgação.

Os membros da Comissão dos Direitos Humanos escolheram, na manhã desta quarta-feira (10), a vereadora Priscila Costa (PSC) como presidente do colegiado. Bolsonarista convicta, a parlamentar afirmou ao Blog do Edison Silva que não vai defender pautas ideológicas. Apesar da escolha da presidente, mudanças poderão ocorrer na composição do colegiado o que pode afetar sua eleição.

Oposição terá mais espaço no comando nas comissões da Câmara Municipal de Fortaleza

Priscila Costa recebeu os votos de Emanuel Acrízio (PP) e Erivaldo Xavier, o “Cônsul do Povo” (PSC), além de seu próprio voto. Já Larissa Gaspar (PT), que já presidiu o colegiado, recebeu apoio de Adriana “Nossa Cara” (PSOL).

“Assumo a presidência da Comissão dos Direitos Humanos em um momento peculiar de uma pandemia que afetou diversas vidas e teve implicações políticas que afetam as pessoas de forma muito cruel”, disse Priscila Costa, acrescentando que as crianças são as mais afetadas.

Costa afirmou que a violência psicológica também deve ser uma preocupação do colegiado, bem como a violência doméstica. “Toda forma em que o ser humano for machucado terá o nosso cuidado”, disse. Após informação de que Priscila Costa havia sido escolhida presidente da comissão, algumas lideranças de esquerda protestaram nas redes sociais.

De acordo com Priscila Costa, a reprovação de setores da esquerda ao seu nome no comando do colegiado “é uma vitória” ao seu mandato. “Eu represento uma população que olha para o indivíduo, independente de sua cor, raça e sexo. Represento quem olha para o ser humano e diz que ele é digno por ser humano. Totalmente diferente da esquerda que diz que talvez um bebê mereça aborto. Eu desprezo essa ideologia e receber reprovação dessas pessoas, para mim, é uma vitória”, afirmou.

Permutas

Apesar da escolha do nome de Priscila Costa para comandar a comissão, essa decisão pode ser contestada. Isso porque alguns vereadores fizeram, informalmente, permutas entre as comissões não respeitando a formatação dos grupos. Fábio Rubens (PSB), Ronivaldo Maia (PT) e José Freire (PSD) fizeram as trocas entre os colegiados de Direitos Humanos, Educação e Saúde.

Caso Priscila Costa se mantenha na presidência do colegiado, a oposição terá quatro presidentes nas comissões temáticas. Isso porque Sargento Reginauro (PROS) preside a Comissão de Segurança, Bruno Mesquita (PROS) a de Meio Ambiente, e Carmelo Neto (Republicanos) a comissão de Desenvolvimento Econômico.

Confira a fala da vereadora Priscila sobre suas prioridades à frente da Comissão dos Direitos Humanos: