Antônio Henrique anunciou os nomes durante sessão desta terça-feira (02). Foto: CMFor.

A base governista, em especial o Partido Democrático Trabalhista (PDT), comandará as principais comissões permanentes da Câmara Municipal de Fortaleza. No entanto, a bancada de oposição, através de diálogo com o presidente da Casa, Antônio Henrique (PDT), conseguiu ser contemplada com as presidências de quatro dos 10 colegiados do Legislativo da Capital cearense.

A Comissão de Constituição e Justiça ficará sob o comando do neófito Lúcio Bruno (PDT), que, inclusive, já realizou reunião na manhã desta terça-feira (02). Jorge Pinheiro (PSDB) foi escolhido como vice-presidente do colegiado. Inclusive, o grupo foi o único a ter disputa, uma vez que Ronivaldo Maia (PT) também se colocou como candidato a vice.

A Comissão de Orçamento e Fiscalização ficará sob o comando de outro novato, Léo Couto (PSB) e terá como vice-presidente Renan Colares (PDT). O pedetista presidiu o colegiado nos últimos anos.

A Comissão de Educação terá Professor Enilson (Cidadania) como presidente, e o colegiado de Cultura e Esporte será comandado por Júlio Brizzi (PDT) e Lúcio Bruno na vice-presidência. A vereadora Cláudia Gomes (DEM) presidirá a Saúde e Seguridade Social e terá como vice-presidente Danilo Lopes (Podemos).

Direitos do Consumidor também terá um novato no comando do colegiado. Luciano Girão (PP) foi escolhido o presidente da comissão e terá a vereadora Estrela (Cidadania) como vice. A Comissão do Plano Diretor terá como presidente o líder do Governo, Gardel Rolim (PDT) e Emanuel Acrízio (PP) como vice.

A oposição, por sua vez, comandará quatro comissões permanentes na Casa Legislativa. Sargento Reginauro e Inspetor Alberto, ambos do PROS, presidirão a Comissão de Segurança Cidadã. Carmelo Neto (Republicanos) e Wellington Saboia (PMB) estarão à frente do Desenvolvimento Econômico.

Bruno Mesquita (PROS) e Gabriel Lima (PSOL) atuarão à frente dos trabalhos da Comissão do Meio Ambiente. Já as vereadoras Larissa Gaspar (PT) e Priscila Costa (PSC), que também fazem parte da bancada de oposição, devem ser escolhidas como presidente e vice-presidente, respectivamente, da comissão de Direitos Humanos.

Conselho de Ética

Os vereadores também já definiram quem serão os membros do Conselho de Ética da Casa Legislativa. Durante o anúncio dos nomes dos indicados, o presidente da Câmara Municipal, Antônio Henrique, chegou a dizer que esperava não ter que fazer o uso do colegiado. São membros do grupo: Luciano Girão, Raimundo Filho, Ronivaldo Maia (PT), Professor Enilson, Danilo Lopes, Júlio Brizzi e Cláudia Gomes.

Câmara de Fortaleza institui Conselho de Ética para avaliar denúncia contra vereadora

No ano passado, quando de ação impetrada pelo PROS contra a então vereadora Marta Gonçalves, o Blog do Edison Silva questionou o presidente da Casa sobre o andamento do processo, e foi constatado que o Conselho de Ética estava desativado. Em seguida, alguns parlamentares foram indicados para compor o colegiado que não chegou a iniciar julgamento contra a parlamentar, uma vez que a Legislatura foi encerrada antes que isso acontecesse.

Veja quem são os presidentes e vice-presidentes das comissões:

Constituição e Justiça

Lúcio Bruno (PDT)
Jorge Pinheiro (PDT)

Orçamento e Fiscalização
Léo Couto (PSB)
Renan Colares (PDT)

Educação
Enilson (Cidadania)
Renan Colares (PDT)

Cultura e Esporte
Júlio Brizzi (PDT)
Lúcio Bruno (PDT)

Saúde e Seguridade Social
Cláudia Gomes (DEM)
Danilo Lopes (Podemos)

Direitos Humanos
Larissa Gaspar (PT)
Priscila Costa (PSC)

Meio Ambiente
Bruno Mesquita (PROS)
Gardel Rolim (PDT)

Desenvolvimento Econômico
Carmelo Neto (Republicanos)
Wellington Saboia (PMB)

Direitos do Consumidor
Luciano Girão (PP)
Estrela (Cidadania)

Segurança Cidadã
Sargento Reginauro (PROS)
Inspetor Alberto (PROS)

Plano Diretor
Gardel Rolim (PDT)
Emanuel Acrísio (PP)

Conselho de Ética
Luciano Girão (PP)
Raimundo Filho (PDT)
Ronivaldo Maia (PT)
Professor Enilson (PSB)
Danilo Lopes (Pode)
Júlio Brizzi (PDT)
Cláudia Gomes (DEM)