Vereador Márcio Martins destacou importância de se analisar o caso envolvendo membro do parlamento. Foto: Reprodução/Youtube.

A Câmara Municipal de Fortaleza resolveu instituir a nova composição do Conselho de Ética da Casa que vai averiguar representação contra a vereadora Marta Gonçalves, do PL. A parlamentar foi denunciada pelo PROS, após ter seu nome citado em áudio sobre um suposto esquema de compra de apoio para sua reeleição, que tem seu filho, o deputado estadual Bruno Gonçalves (PL), como um dos envolvidos.

No áudio, o parlamentar conversa com um pretenso candidato a vereador de Fortaleza, e negocia compra de apoio para reeleição de Marta Gonçalves, com até 12 mil votos no pleito deste ano, segundo Bruno. O deputado cita várias quantias em dinheiro, além de mencionar diversos nomes da política local, entre dirigentes partidários e membros do Legislativo Municipal.

Denunciada por quebra de decoro parlamentar, vereadora ainda não compareceu à Câmara de Fortaleza neste ano

Na semana passada, o Blog do Edison Silva chegou a indagar ao presidente da Mesa Diretora, vereador Antônio Henrique (PDT), qual procedimento seria adotado após representação do PROS sobre quebra de decoro parlamentar. Na ocasião, o chefe do Legislativo Municipal afirmou que estaria averiguando a melhor forma de atender à ação do partido. Após conversar com o Colégio de Líderes, ele resolveu implantar um novo Conselho de Ética na Casa, já que o antigo havia perdido validade em 2018.

O vereador Márcio Martins (PROS), um dos membros do colegiado, ressaltou que durante toda a atual Legislatura não houve composição do grupo, visto que até então não havia denuncia contra qualquer parlamentar da Casa. No entanto, ele destacou que agora a vereadora Marta Gonçalves deve, num primeiro momento, prestar esclarecimentos sobre as falas do filho.

“É dever desta Casa apurar, pois a colega precisa prestar esclarecimentos aos seus pares. A cidade de Fortaleza tem feito um questionamento a todos os órgãos de fiscalização sobre este caso, talvez um dos mais escandalosos dos últimos tempos. Nos áudios, o deputado repete claramente que quer reeleger a mãe. Então, que o Conselho de Ética possa ser corajoso e que dê uma resposta à altura”, afirmou Martins.

O vereador Gardel Rolim (PDT) discordou das falas de Martins e disse que não via problema no fato de o  deputado demonstrar interesse em ajudar na reeleição da mãe. “Não podemos prejulgar e chamar esse tipo de ação de atos criminosos. O objetivo do Bruno era eleger a mãe, uma vereadora eleita democraticamente. Se o objetivo de se criar um partido para eleger alguém for criminoso, todos nós estamos incorrendo no mesmo crime”, disse.

Líder do PL, a vereadora Libânia também partiu em defesa de Gonçalves. Segundo ela, sua colega de bancada se encontraria na Casa, participando das atividades legislativas, como outros parlamentares. Segundo Libânia, a crítica a um vereador também se estende a seus eleitores.

Esclarecimento

No entanto, não é fato que Marta esteja acompanhando as sessões de seu gabinete. Como o Blog do Edison Silva acompanhou as sessões ordinárias deste ano, a parlamentar não participou de uma plenária sequer. Seu nome, inclusive, não estava registrado como presente no painel eletrônico da Casa.

Márcio Martins ainda emendou que para tirar qualquer dúvida sobre sua participação no suposto esquema, era necessário que Marta Gonçalves fosse até a tribuna da Câmara Municipal de Fortaleza para se explicar. “A colega só pisou aqui uma vez, para tomar posse e nunca mais. É bom que venha prestar esclarecimento, até porque todos os outros vereadores estão sendo cobrados por isso”, disse.

Decoro

O Conselho de Ética que vai acompanhar o caso de Marta Gonçalves é formado por Dr. Porto (PDT), Didi Mangueira (PDT), Libânia (PL), Benigno Júnior (PP), Márcio Martins, Márcio Cruz e Ronivaldo (PT). O colegiado deve realizar primeira reunião para instalação do Conselho, e em seguida, se debruçar sobre a representação por quebra de decoro parlamentar contra Marta Gonçalves.

Líderes de bancadas partidárias se reúnem para escolha dos novos membros do Conselho de Ética da Casa. Foto: CMFor.

O vereador Iraguassú Filho (PDT) e a vereadora Cláudia Gomes (DEM) foram designados para ocupar a função de Corregedor e Vice-corregedor da Casa, respectivamente. “Estaremos atentos a tudo que chegar na Ouvidoria e no protocolo da Casa para que possamos fazer uma avaliação e poder contribuir com a Mesa Diretora e com o Colégio de Líderes para o equilíbrio das ações dos vereadores para que não aconteça nenhuma transgressão que por ventura venha gerar juízo de admissibilidade”, destacou Iraguassú.