Foto: Reprodução/Facebook.

O Ministério Público Federal (MPF) recomendou ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e às prefeituras de Fortaleza, Horizonte e Tianguá que adotem medidas para evitar a formação de aglomerações de pessoas durante a visita ao Ceará do presidente da República, Jair Bolsonaro, prevista para esta sexta-feira (26).

Nas suas redes sociais o governador Camilo Santana (PT) avisou que não vai: “Não estarei presente a qualquer desses eventos, diante da real possibilidade de muitas aglomerações, algo frontalmente contrário à gravíssima crise sanitária que vivemos neste momento, com o aumento preocupante de casos e óbitos. Tenho todo respeito à autoridade, mas não posso compactuar com aquilo que considero um grave equívoco”.

No estado, que vive momento crítico na pandemia da Covid-19, com aumento no número de casos e de mortes e com a circulação de novas variantes do coronavírus, foram adotas medidas preventivas que proíbem a realização de quaisquer festas ou eventos comemorativos, em ambientes aberto ou fechados, públicos ou privados, seja de qual for a iniciativa.

A recomendação, assinada por cinco procuradores da República, é para que sejam suspensos quaisquer eventos que ensejem a aglomeração de pessoas. “Os números da pandemia em todo Estado  inspiram atenção redobrada, permanecendo o isolamento social como política pública mais eficiente e indispensável no combate à disseminação do vírus”, defende o MPF.

Para o MPF, há grande probabilidade de formação de aglomeração de pessoas nos locais onde se realizam eventos como inaugurações, assinaturas de termos de compromissos e ordens de serviços de obras, bem como discursos de autoridades pública.

Bolsonaro vem ao Ceará acompanhado de comitiva do Ministério da Infraestrutura com o intuito de anunciar a retomada de obras rodoviárias nos três municípios para os quais foram expedidas as recomendações.

No último dia 17 de fevereiro, o Governo do Ceará publicou decreto prorrogando o isolamento social e estabelecendo medidas preventivas direcionadas a evitar a disseminação da covid-19 no estado. Foi instituído “toque de recolher” nas cidades cearenses, ficando proibida, todos os dias, das 22h às 5h do dia seguinte, a circulação de pessoas em ruas e espaços públicos.

Com informações do site do MPF.