Cláudia Gomes chegou a ser convidada para assumir a Coordenadoria da Juventude, mas o prefeito sinalizou que transformaria o equipamento em Secretaria. Foto: CMFor.

O prefeito de Fortaleza, Sarto, deve encaminhar para a Câmara Municipal de Fortaleza um projeto de Reforma Administrativa que, dentre outras coisas, cria ao menos três secretarias. O chefe do Executivo já havia mencionado a criação de pastas, que segundo ele, não acarretarão ônus para o erário.

Uma das secretarias a serem criadas será a da Primeira Infância, e isso foi dito por Sarto, em cerimônia realizada na semana passada. Ele deu a informação durante ato de sanção de um pacote de leis que contemplam esse segmento da sociedade.

Na ocasião, o prefeito Roberto Cláudio sancionou o Marco Legal da Primeira Infância e os programas municipais de enfrentamento à violência sexual e de abordagem social especializada de crianças em situação de rua. Esteve presente à solenidade o suplente de vereador, Iraguassú Filho (PDT), autor das propostas que resultaram em tais programas. Ele é um dos possíveis nomes cotados assumir a pasta.

Outra secretaria que deve ser criada é a do Bem-Estar e Proteção Animal, esta motivo de acordo firmado entre o prefeito e o deputado federal, Célio Studart (PV), defensor da causa dos animais. O parlamentar apoiou Sarto durante o segundo turno da campanha em Fortaleza.

O prefeito deve criar ainda a Secretaria da Juventude, e essa já teria, inclusive, um nome para ocupar o cargo. É o da vereadora Cláudia Gomes, do Democratas. Caso se confirme a ida da parlamentar para a pasta, o suplente Adams Gomes (DEM) seria beneficiado e assumiria a vaga deixada pela colega.

Cláudia Gomes chegou a ser convidada por Sarto para assumir a ainda Coordenadoria da Juventude, mas o prefeito sinalizou que transformaria o equipamento em uma secretaria. A vereadora aguarda conclusão desta alteração para, enfim, aceitar o convite e iniciar os trabalhos.