Anúncio foi feito durante solenidade ao lado do prefeito Roberto Cláudio, da primeira-dama da Capital, Carol Bezerra; e do presidente da Câmara, Antônio Henrique. Foto: Divulgação.

Em solenidade para poucos participantes, realizada no início da tarde desta terça-feira (29) no Paço Municipal, o prefeito eleito de Fortaleza, Sarto, anunciou a criação da Secretaria da Primeira Infância para a próxima gestão. O futuro chefe do Executivo da Capital cearense também deve transformar a Coordenadoria Especial de Proteção e Bem-Estar Animal em uma secretaria.

Sarto ainda está preparando um projeto de reforma administrativa, que deverá ser encaminhado para a Câmara Municipal. Nesta proposta também poderá estar contida a nova reconfiguração das secretarias executivas regionais, que passarão de sete para 12, de acordo com proposta já aprovada na gestão do prefeito Roberto Cláudio.

Além de Sarto e Roberto Cláudio, também estiveram presentes na solenidade desta terça-feira, primeira-dama da Capital, Carol Bezerra; o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Antônio Henrique (PDT); o vereador Elpídio Nogueira (PDT); e os ex-vereadores Dr. Portinho (PDT), Iraguassú Filho (PDT) e Ésio Feitosa (PSB). Esses três últimos não conseguiram reeleição no pleito deste ano, e aguardam convocação do chefe do Executivo para atuação na gestão.

Sarto afirmou que vai criar a Secretaria da Primeira Infância durante sanção de um pacote de leis que contempla esse segmento da sociedade. Na ocasião, o prefeito Roberto Cláudio sancionou o Marco Legal da Primeira Infância e os programas municipais de enfrentamento à violência sexual e de abordagem social especializada de crianças em situação de rua.

“Fiquei muito feliz porque é uma causa que lutei muito, tanto que as leis sancionadas hoje tinham a nossa digital e o Marco Legal coautoria. Nas três matérias que foram por mensagem do Prefeito eu fui o relator. Com a decisão de criar a Secretaria, Sarto mostra o compromisso com a Primeira Infância e o fortalecimento das políticas públicas na área”, disse Iraguassú Filho, um dos defensores da temática na Câmara Municipal.

Durante a solenidade, Sarto afirmou que logo que consiga concluir o processo de transição, realizará uma reforma administrativa com o intuito de privilegiar a primeira infância. “O marco regulatório é um instrumento importante para a defesa das nossas crianças, visando a redução das desigualdades. Nossas crianças precisam de proteção alimentar, proteção psicológica, e tudo isso deve ser propiciada pelo poder público”, disse.

Sarto também elogiou Roberto Cláudio por ter se esforçado em pautas importantes para a sociedade e destacou que vai buscar apoio do prefeito que está deixando sua função nesta quinta-feira (31), último dia do seu mandato. “Vamos procurar não deixar a bola parada. Você não irá nos abandonar, vai nos ajudar aqui na política pública para a primeira infância. A sua missão não terminou, agora que começou”, disse.

O prefeito eleito também tem interesse em transformar a Coordenadoria Especial de Proteção e Bem-Estar Animal em uma secretaria. Sarto acordou com o deputado federal Célio Studart (PV), que iria deliberar sobre isso quando eleito. O compromisso foi firmado durante o segundo turno da campanha em Fortaleza, e Studart, que foi derrotado no primeiro turno, deve indicar o gestor da pasta.