Arte: Ascom/CNMP.

O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), o Ministério Público Federal (MPF) e a Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) lançam, nesta quinta-feira (10), Dia Internacional dos Direitos Humanos, o projeto Respeito e Diversidade.

Idealizador da iniciativa, o presidente do CNMP e procurador-geral da República, Augusto Aras, presidirá o evento de lançamento, que será realizado no formato semipresencial, no auditório do CNMP, em Brasília (DF), a partir das 14h.

O projeto será constituído pelo conjunto de iniciativas com o objetivo de disseminar a cultura do diálogo, do respeito à diversidade humana e do pluralismo de ideias, de opiniões, de cor, de raça, de credo, de gênero, de aspectos físicos. Essas iniciativas serão realizadas a partir da criação de uma rede de instituições parceiras responsável por realizar eventos, cursos e rodas de conversa que tenham como tema o respeito e a diversidade. O projeto está aberto à participação de instituições públicas, personalidades e representantes da sociedade civil.

Para o evento de lançamento já estão confirmadas as presenças de representantes de mais de 20 instituições públicas e da sociedade civil organizada que assinarão termos de adesão ao projeto.

Próximos passos

Entre as ações previstas para 2021 estão uma campanha publicitária nacional de conscientização da sociedade sobre a importância do respeito às diferenças; eventos, palestras, rodas de conversa, seminários, cursos e treinamentos. Também estão previstas audiências públicas e a publicação de coletâneas de artigos. Essas realizações terão como objetivos replicar boas práticas relacionadas à diversidade e debater possíveis soluções para mitigar e combater atos de desrespeito e intolerância.

No primeiro trimestre de 2021 será lançado, também, um Prêmio Nacional para o reconhecimento das iniciativas relacionadas ao tema do projeto Respeito e Diversidade. Serão três categorias: iniciativas dos Ministérios Públicos na defesa do respeito e da diversidade; matérias jornalísticas publicadas pela imprensa brasileira sobre respeito e diversidade que contribuam com a reflexão sobre o assunto; e iniciativas da sociedade que estejam alinhadas com o propósito do projeto.

Em março, abril e maio de 2021, Augusto Aras percorrerá as cinco regiões do país para divulgar o projeto e buscar a ampliação da rede de adesão ao projeto. Além do Distrito Federal, ele visitará os estados de Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Maranhão, Pernambuco, Bahia, Rio Grande do Sul, Amazonas e Pará.

Fonte: site do MPF.