Videochamada permite interação direta entre cidadãos e intérpretes. Foto: Ascom MPF/CE.

Em Fortaleza, a tecnologia virou aliada do Ministério Público Federal (MPF) para garantir o atendimento de cidadãos surdos através da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Na unidade da instituição na capital cearense, a adoção de serviço remoto de tradução por videochamada permitiu que pessoas com deficiência auditiva tivessem acesso mais fácil a serviços públicos sem barreiras na comunicação.

A inovação no atendimento se tornou viável a partir de acordo de cooperação com a Associação Amigos Metroviários dos Excepcionais (AME), de São Paulo (SP), que passou a ceder de forma gratuita serviço de tradução e interpretação de Libras e Língua Portuguesa por videochamadas. Quando uma pessoa surda busca atendimento no MPF, um servidor que trabalha na Sala de Atendimento ao Cidadão (SAC) aciona a AME, através de um aplicativo da própria associação, que disponibiliza intérprete para mediar o diálogo entre o atendente e o cidadão.

José Wellington dos Santos Araújo tem deficiência auditiva e esteve no MPF para buscar informações sobre o andamento de uma representação feita por ele contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O jovem ficou surpreso com o novo atendimento. “Da outra vez que compareci, a comunicação precisou ser feita bem devagar”, relatou fazendo uma comparação com a facilidade proporcionada pela tradução remota oferecida agora.

A Libras é o idioma principal das pessoas surdas e nem todos aprendem a Língua Portuguesa. A estudante Mayara Evylen Rodrigues Costa tem apenas 30% de domínio do idioma português e defende a expansão da oferta de tradutores nos órgãos públicos. “É muito difícil o atendimento nas instituições que não possuem esse serviço”, reclama.

Antes do acordo que garantiu a oferta da tradução remota, o MPF já havia oferecido cursos para servidores que atuam em Fortaleza. Fábio Alcântara Sampaio, que trabalha na SAC, participou de treinamento, mas considera que, com o serviço oferecido pela AME, ele conta com apoio de profissional mais especializado para fazer o atendimento.

O aplicativo utilizado para a videochamada permite interação visual e direta entre os cidadãos que buscam atendimento no MPF em Fortaleza e o intérprete em São Paulo. O que as pessoas surdas comunicam é traduzido para a Língua Portuguesa em áudio que pode ser acompanhado pelo servidor público responsável pelo serviço.

Até o momento, no Ceará, apenas a unidade do Ministério Público Federal em Fortaleza conta com o suporte remoto de tradutores. O serviço está disponível em todo o período de atendimento da SAC, de segunda a sexta, das 9 h às 17 h, mediante agendamento e com adoção de todas as medidas necessárias e recomendadas para a prevenção à covid-19. O convênio firmado com a AME tem validade de um ano, mas poderá ser prorrogado.

Fonte: site do MPF.