Na condição de suplente, Tony Brito já havia assumido o mandato interinamente, por duas vezes, na atual legislatura. Foto: ALECE.

O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado José Sarto (PDT), na abertura dos trabalhos da 45ª sessão plenária desta terça-feira (22) conduziu a cerimônia de posse do deputado Tony Brito (Pros).

O parlamentar foi acompanhado até o centro do Plenário 13 de Maio por seus colegas deputados: Augusta Brito (PCdoB), Aderlânia Noronha (SD) e Júlio César Filho (Cidadania). Ele assumiu a cadeira do deputado Vitor Valim (Pros), que renunciou ao mandato para assumir a Prefeitura Municipal de Caucaia próximo dia primeiro de janeiro.

Francisco Antônio Brito Monção, nasceu no dia 6 de dezembro de 1977, no município de Granja. Atualmente exerce o cargo de escrivão da Polícia Civil do Estado do Ceará. É bacharel em Direito, especialista em Segurança Pública, Direitos Humanos e Cidadania pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e especialista em Perícia Criminal. Também foi professor da Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp).

Antes da efetivação de Tony Brito, um outro suplente, Elvilo Araújo, assumiu no lugar do ex-deputado Bruno Gonçalves, eleito prefeito do Município de Aquiraz. Bruno, dos atuais deputados que foram eleitos prefeitos, em novembro passado, foi o primeiro a renunciar.

Elvilo Araújo de Oliveira, nasceu em 08 de abril 1978, na cidade de Itapipoca, vivendo toda sua infância no distrito de São Bento de Amontada, que posteriormente veio a se emancipar. A tradição familiar para o comércio cerealista, seguida por seus pais, Agostinho Alves e Dona Conceição, também por tios e avós, se manifestou cedo e aos 15 anos já era proprietário de um pequeno comércio de cereais. Atuou em várias áreas comerciais, hoje empreendendo principalmente no ramo imobiliário.

Ainda faltam deixar o mandato de deputado para assumir os cargos de prefeitos de seus respectivos municípios: Patrícia Aguiar, prefeita eleita de Tauá, Nezinho Farias, prefeito eleito de Horizonte. e José Sarto, prefeito eleito de Fortaleza. A posse de todos os novos prefeitos eleitos este ano vai acontecer no dia primeiro de janeiro de 2021.