Bruno deixa a Assembleia Legislativa sem se despedir dos colegas parlamentares. Foto: ALECE.

Na sessão plenária desta quinta-feira (03) da Assembleia Legislativa do Ceará teve a leitura da primeira renúncia de deputado estadual eleito prefeito nas últimas eleições. Bruno Gonçalves (PL), vitorioso em Aquiraz, município da Região Metropolitana de Fortaleza, deixa a Casa legislativa sem sequer se despedir formalmente.

Gonçalves não esteve presencialmente na sessão da quinta-feira passada (26/11), nem na sessão desta quinta-feira (03). Ele responde a processo no Conselho de Ética da Casa, por conta de um áudio vazado onde aparecia negociando a compra de apoio de uma liderança política municipal para sua mãe, Marta Gonçalves, vereadora não reeleita em Fortaleza.

A representação contra o agora ex-deputado estadual foi feita pela direção estadual do PROS, poucos dias antes do início da campanha eleitoral deste ano. O processo ainda não chegou a ser instaurado, mas, como outras representações, faz parte da pauta da próxima reunião do Conselho de Ética do Legislativo cearense. Com a renúncia do mandato, Bruno Gonçalves não mais poderá responder a qualquer processo administrativo ou disciplinar na Assembleia.

Com a renúncia de Bruno, o suplente Gordim Araújo (Patri) será efetivado no cargo.

Presença e despedidas

Em clima de despedida, os outros quatro deputados eleitos prefeitos nas últimas eleições estiveram no plenário na sessão desta quinta: Nezinho Farias/PDT (Horizonte), Vitor Valim/PROS (Caucaia), Patrícia Aguiar/PSD (Tauá) e o presidente José Sarto/PDT (Fortaleza) participaram da sessão e receberam abraços e congratulações dos colegas. Eles só deixarão a Assembleia no encerramento deste ano legislativo.

A posse dos prefeitos e vereadores eleitos neste ano acontecerá no dia 1º de janeiro de 2021.

Sarto e Valim agradeceram os apoios recebidos durante o pleito, a convivência com os colegas de Casa, além da confiança depositada pelos eleitores dos dois municípios, Fortaleza e Caucaia.