Eunício Oliveira é o presidente estadual do MDB (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil).

Não foi apenas na Câmara Municipal de Fortaleza que o MDB perdeu força no Ceará, ao não eleger nenhum vereador para a próxima legislatura. A tradicional sigla da política brasileira viu seu poder também encolher nos 184 municípios cearenses. Se hoje o partido detém o comando de 28 prefeituras, a partir de 1º de janeiro de 2021 estará à frente de apenas 17, uma queda de 39%.

Os números deixam o partido atrás de três outras siglas em quantidade de prefeituras. O PDT conquistou 66, ainda estando na disputa na Capital; o PSD saltou para segundo no ranking com 27 (também disputando a de Caucaia), seguido do PT que conquistou 18 (hoje tem 15).

Uma derrota que marca bem o momento do MDB foi em Lavras da Mangabeira, terra natal do ex-presidente do Senado, Eunício Oliveira, e do sobrinho, o deputado estadual Danniel Oliveira. Lá, o emedebista Ildsser Lopes, também sobrinho de Eunício, não conseguiu reeleger-se prefeito, sendo derrotado por Ronaldo da Madeireira, do PSD.

Passada a ‘ressaca’ das urnas, é hora de o partido reavaliar caminhos, buscar novas lideranças e objetivos. Força política o partido tem, visto que segue sendo a sigla com maior número de prefeituras no Brasil, mesmo com a diminuição em todas as regiões brasileiras.