Pai e filho foram eleitos no mesmo dia. Foto: Reprodução Instagram.

O grupo do prefeito do Eusébio, Acilon Gonçalves, liderado do senador pedetista Cid Gomes (quando Cid foi governador e Ciro Gomes secretário da Saúde, Acilon era o segundo homem daquela pasta) conseguiu fazer cinco prefeituras dentre os 19 municípios que formam a Região Metropolitana de Fortaleza. Além de Acilon, reeleito no Eusébio, o PL elegeu o deputado estadual Bruno Gonçalves (filho de Acilon) no Aquiraz, Paulo Cesar Feitosa em Itaitinga, Michel Queiroz em Beberibe e Dedé em Pindoretama, e mais oito prefeitos nas outras regiões do Estado.

O PDT foi o partido que mais elegeu prefeito no Estado, 66 ao todo, seguido do PSD com 27, o PT com 18, o MDB com 17, o PL com 10, o PSB com 8, o Solidariedade com 5, PSDB com 4, PTB com 3, PROS com 2, PCdoB com 2, Republicanos com 2, DEM com 2, PSOL com 1 e Cidadania com 1. Faltam ser computados os prefeitos de Fortaleza e de Caucaia que só serão conhecidos no dia 29 de novembro, segundo turno da disputa nesses dois municípios.

Também tem a pendência com a indefinição da eleição em Juazeiro do Norte, vencida pelo Glêdson Bezerra do Podemos. Ele está com o registro de sua candidatura indeferido pelo juiz Eleitoral de Juazeiro, mas recorreu da decisão para o Tribunal. O prefeito José Arnon é o presidente estadual do PTB. Se a decisão judicial for favorável a Glêdson, o Podemos terá um prefeito, caso contrário, o PTB fica com mais um prefeito.

O PL, de fato, foi o partido que mais cresceu em número de prefeitos no Ceará. Acilon venceu a eleição no Município do Eusébio com mais de 67% dos votos, enquanto o filho, deputado estadual Bruno Gonçalves teve 53%, em uma disputa mais acirrada, no Aquiraz, com o atual prefeito Edson Sá (PDT) que teve 46%.

Nem mesmo as recentes polêmicas envolvendo o nome de Bruno Gonçalves, que fizeram o parlamentar responder por quebra de decoro no Conselho de Ética da Assembleia, e levaram Edson Sá a pedir impugnação da candidatura do adversário, impediram a vitória m Aquiraz. Com nome citado nas gravações vazadas, a mãe de Bruno e esposa de Acilon, Martha Gonçalves (PL) não conseguiu se reeleger vereadora em Fortaleza, ficando na suplência.

 

Marta Gonçalves ficou na suplência para vereadora de Fortaleza. Foto: Reprodução Instagram.