Presidente do TSE considera que houve aumento da eleição feminina. Foto: Reprodução/Agência Câmara.

Prefeituras de 658 cidades brasileiras serão comandadas por mulheres a partir de 2021, representando apenas 11,8% das cidades do País. Dos 184 municípios cearenses com prefeitos eleitos no primeiro turno, 27 serão administrados por mulheres. Das 20 candidatas que concorriam ao cargo no segundo turno das eleições deste ano, sete foram eleitas e vão tomar posse em 1º de janeiro.

O segundo turno foi realizado neste último domingo (29), em 57 municípios brasileiros. No primeiro turno, ocorrido em 15 de novembro, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já havia registrado a eleição de 651 mulheres ao cargo de prefeita e 885 de vice.

Os dados do segundo turno das eleições ainda serão consolidados pelo (TSE). Entretanto, o presidente do Tribunal, ministro Luís Roberto Barroso, considerou que houve aumento da eleição feminina em 2020.

Em entrevista coletiva, Barroso destacou campanhas de incentivo ao protagonismo das mulheres, como a do TSE estrelada pela atriz Camila Pitanga, embaixadora da ONU Mulheres no Brasil.

Desde sua posse no comando do TSE, Barroso registrou a importância do envolvimento da juventude e das mulheres na política com o objetivo de promover a diversidade na vida pública do país.

“Somos um país multiétnico, multirracial, multicultural. Precisamos ter a consciência de que isso é um ativo, uma virtude, um privilégio que a história nos deu”, declarou o ministro.

Fonte: Senado Federal