Soldado Noelio disse que vai pedir a continuidade das investigações. Foto: ALECE.

O deputado Soldado Noelio (Pros) apresentou, durante o tempo das explicações pessoais da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Ceará nesta quinta-feira (01), realizada de forma presencial e remota, documentos produzidos pelo Ministério Público do Estado (MPCE), em parceria com o Tribunal de Contas (TCE), apontando supostas irregularidades na construção do hospital de campanha montado no estádio Presidente Vargas, em Fortaleza.

Segundo o parlamentar, após inspeção técnica realizada por profissionais qualificados, teriam sido detectados indícios de superfaturamento na construção do equipamento. “Essa denúncia é do Ministério Público que, por meio de documentos do TCE, está identificando graves indícios de desvio de recursos por superfaturamento”, apontou Soldado Noelio.

De acordo com o deputado, é preciso levar a investigação adiante. “Isso precisa ser levado à frente, denunciado, apurado e, se possível, até que processos sejam abertos contra as pessoas citadas no documento. Não estou condenando ninguém, mas é minha função tornar pública a denúncia e cobrar investigação, até para saber se há ou não culpa”, reforçou.

Parceria

Após o pronunciamento de Noelio, foi a vez de Salmito Filho (PDT) tratar do hospital de campanha montado no estádio PV. Segundo o parlamentar, o hospital atendeu a mais de mil pessoas e colaborou para salvar muitas vidas. Ele lembrou que o atendimento de pacientes com a Covid-19 também foram feitos no IJF, nas Unidades de Pronto Atendimento (Upas) e no Hospital Leonardo da Vinci, este último organizado emergencialmente para receber pacientes do Ceará infectados com o novo coronavírus.

Salmito comparou os resultados com os da cidade de Nova Iorque. “No País mais rico do mundo (Estados Unidos), numa das maiores cidades, nós vimos notícias da tragédia que aconteceu lá. Muitas pessoas morreram por falta de atendimento, de leito, de respiradores. Fortaleza não é a cidade mais rica do Brasil e o Brasil não é o país mais rico do planeta, mas aqui tivemos as medidas antecipadas”, elogiou, ressaltando que a parceria entre Prefeitura e Governo do Estado fez a diferença para salvar vidas.