O primeiro e segundo turno das eleições deste ano estão marcados respectivamente para os dias 15 e 29 de novembro. Foto: Blog do Edison Silva

Na próxima quarta-feira (16), amanhã, termina o prazo das convenções partidárias para as Eleições 2020. Elas são determinadas como o período pros partidos políticos apresentarem à Justiça Eleitoral seus candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores.

É esperado para este ano o registro de 500 mil candidaturas por todo o território nacional. Os cadastros, exclusivamente neste ano, poderão ser realizados por meio virtual levando em conta o quadro pandêmico. A etapa de convenção partidária é de grande importância pois é o momento que ocorre a escolha do tipo de disputa dos partidos, se vão participar da disputa majoritária (prefeito e vice-prefeito), para disputa proporcional (vereador) ou para ambas, também acontece o sorteio da numeração dos candidatos.

Vale destacar que o prazo para entrega de documentação pela internet acaba dia 26 de setembro, após esse dia a entrega terá que ser marcada presencialmente nos cartórios eleitorais.

Os partidos que realizaram suas convenções e enviaram as atas para agremiações já podem gerar e encaminhar o pedido de registro dos candidatos à Justiça Eleitoral. A recomendação do ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é que partidos e candidatos não deixem o registro de candidatura para última hora, cuja data limite é o dia 26 de setembro, tendo em vista a sobrecarga pros dois últimos dias, podendo gerar transtornos e impedir o envio pela internet.

O primeiro e segundo turno para as eleições deste ano estão marcados respectivamente para os dias 15 e 29 de novembro.