Jair Bolsonaro dá posse ao novo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, em cerimônia realizada no Palácio do Planalto. Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Na cerimônia de efetivação do cargo de ministro de Saúde, realizado na quarta-feira (16) no Palácio do Planalto, Eduardo Pazuello declara que o país conseguiu estabilidade e avançou no controle da pandemia do novo coronavírus.

Empossado como o novo ministro pelo Presidente da República, Jair Bolsonaro, Eduardo em seu discurso afirma que tiveram que ”trocar a roda do carro andando”, em meados de abril, onde a pandemia estava no ápice, mesmo que nessa época não estivesse à frente do comando do ministério.

Vale destacar que depois de quatro meses sem direção, o Ministério da Saúde registrou mais de 133 mil mortes e 4,3 milhões de casos confirmados da doença. O Brasil ocupa o terceiro lugar, entre países que mais tiveram contaminação, atrás somente dos Estados Unidos e Índia, e o segundo em mortes, de acordo com a Universidade Johns Hopskins.

Pazuello comenta como está a situação pandêmica de cada região brasileira: ”No Norte e Nordeste, os números estão em total declínio e a população já está voltando às suas atividades normais. No Centro-Sul, a tendência de queda é clara e já podemos visualizar o retorno à normalidade muito em breve. São os sinais claros e positivos de que todo nosso trabalho e empenho está surtindo o efeito esperado”.

Ele também defende a mudança do protocolo de antecipação do tratamento. ” O tratamento precoce salva vidas, por isso temos falado dias após dia: não fique em casa esperando falta de ar, não espere. Procure um médico, receba diagnóstico clínico de um médico”, disse.

Com informações da Agência Brasil.